Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43116

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Oriana Maria Duarte de-
dc.contributor.authorDUTRA, Heitor Assunção-
dc.date.accessioned2022-03-02T19:57:06Z-
dc.date.available2022-03-02T19:57:06Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationDUTRA, Heitor Assunção. A Grande Aventura: desdobramentos de uma imersão em pintura. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43116-
dc.descriptionARAÚJO, Oriana Maria Duarte de, também é conhecida em citações bibliográficas por: DUARTE, Oriana.pt_BR
dc.description.abstractRelata-se no presente documento o processo artístico que culminou na primeira exposição de pintura do autor desta dissertação: Escola de Artes Aplicadas. Conjuga-se à apresentação deste relato noções teóricas que comentam os modos de constituição subjetiva dos sujeitos inseridos na sociedade capitalista contemporânea. Partindo da verificação de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy (2015) em A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista, na qual definem o braço “artista” do capitalismo, busca-se entender a prática de pintura do autor desta pesquisa, que se insere no contexto do capitalismo artista, sob a luz do processo de singularização, isto é, um modo de subjetivação dissidente, como entendido por Félix Guattari e Suely Rolnik (1996) em Micropolítica: cartografias do desejo. Questiona-se, assim, a possibilidade de reivindicação de um processo de singularização através da prática de pintura relatada pelo autor desta disser- tação que, no próprio proceder deste artista-pesquisador, se configuraria enquanto plano de re- lação com o mundo, sendo assim um processo permeado pelos dados da subjetividade capita- lista dominante.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectProcesso Artísticopt_BR
dc.subjectSingularizaçãopt_BR
dc.subjectCapitalismo Artistapt_BR
dc.titleA Grande Aventura : desdobramentos de uma imersão em pinturapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7680143095726253pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7982763946400047pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIt is reported here the artistic process that culminated in the first painting exhibition by the author of this dissertation: Escola de Artes Aplicadas (School of Applied Arts). This report combines theoretical notions that comment on the ways in which subjects are constituted in contemporary capitalist society. It starts from the verification of Gilles Lipovetsky and Jean Serroy (2015) presented in A Estetização do Mundo: Viver na era do capitalismo artista, who define the “artistic” arm of capitalism, seeking to understand the painting practice of the author of this research, inserted in the context of artistic capitalism, in the light of the singularization process , as understood by Félix Guattari and Suely Rolnik (1996) in Micropolítica: Cartogra- fias do Desejo, that is, a mode of dissident subjectivation. Thus, the possibility of claiming a singularization process through the author of this dissertation painting practice is questioned, which, in the very procedure of this artist-researcher, would configure itself as a plane of rela- tionship with the world, therefore being permeated by the data of capitalism’s dominant sub- jectivity.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Heitor Assunção Dutra.pdf6,89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons