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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43118

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDIAS, Roberta Pereira-
dc.contributor.authorSILVA, William Daniel Alves Bezerra da-
dc.date.accessioned2022-03-03T14:34:18Z-
dc.date.available2022-03-03T14:34:18Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.date.submitted2022-03-03-
dc.identifier.citationSILVA, William Daniel Alves Bezerra da. Química computacional como estratégia de ensino do conceito de solvatação: uma possibilidade de construção de uma ZDP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43118-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou investigar as possíveis contribuições para o ensino de solvatação, a partir do uso de química computacional, utilizando programas computacionais de modelagem molecular. A pesquisa também visou fomentar discussões a respeito da contribuição do uso de software de modelagem molecular para o ensino, pois muitas vezes estes programas são vistos apenas como suporte para o desenvolvimento de pesquisas. A ideia de se trazer solvatação como tema é que muitas vezes, este não passa por uma discussão um pouco mais aprofundada e se esquece da importância do conceito para entender melhor alguns processos químicos e biológicos. Os alunos que participaram desta pesquisa são alunos da Universidade Federal de Pernambuco do curso de Química-Licenciatura. Então, para este fim, os alunos participaram de uma atividade experimental, que foi realizada em momentos diferentes: a primeira que foi um pré-teste, teve o objetivo de avaliar o que os estudantes já entendiam sobre o tema, o segundo momento foi para explicarmos aos estudantes sobre Química Computacional e como calcular energia livre de solvatação a partir do ciclo termodinâmico de Born e a terceiro momento foi uma atividade computacional, onde os estudantes puderam calcular a energia livre de solvatação, utilizando o modelo de Born. Durante toda a terceira parte foram realizados quick-tests, estes tiveram objetivo de avaliar a contribuição para o ensino a partir do desenvolvimento de uma Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) nos mesmos, para avaliar melhor o desenvolvimento de uma ZDP nos estudantes, filmamos a terceira parte da pesquisa. Após as atividades que descrevemos aqui, toda a parte escrita e de vídeo foi analisada, obedecendo três critérios relacionados à ZDP. Após as análises, inferimos que o computador pode ser uma ferramenta de auxílio à aprendizagem, quando bem orientada, favorecendo a construção de novos significados nos estudantes e estas podem ser internalizadas pelos mesmos.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Softwarept_BR
dc.subjectSolvataçãopt_BR
dc.subjectZona de Desenvolvimento Proximalpt_BR
dc.titleQuímica computacional como estratégia de ensino do conceito de solvatação: uma possibilidade de construção de uma ZDP.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9884949496277107pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6601543555585042pt_BR
dc.description.abstractxThe present work investigates the possible contributions to the teaching of solvation, from the use of computational chemistry, using molecular modeling software. The idea of bringing solvation as a theme is that it often does not go through a more in-depth discussion and forgets the importance of the concept to better understand some chemical and biological processes. The students who participated in this research are students of the Federal University of Pernambuco of the Chemistry – College Degree course. To this end, the students participated in an experimental activity, applied at different times: the first one was a pre-test, aimed at assessing what the students already understood about the subject, the second moment was for explain to students about Computational Chemistry and how to calculate free energy of solvation from the Born thermodynamic cycle and the third moment was a computational activity, where the students could calculate the free energy of solvation using the Born model. Throughout the third part, quick-tests were carried out, which were aimed at evaluating the contribution to teaching from the development of a Zone of Proximal Development (ZPD) in them, to better evaluate the development of a ZPD in the students, we filmed the third part of the research. After the activities we described here, the whole written and video part was analyzed, obeying three criteria related to the ZPD. After the analysis, we infer that the computer can be a tool to aid learning, when well oriented, favoring the construction of new meanings in students and these can be internalized by the same.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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