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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDIAS, Roberta Pereira-
dc.contributor.authorSILVA, José Renan da-
dc.date.accessioned2022-03-03T18:22:23Z-
dc.date.available2022-03-03T18:22:23Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.citationSILVA, José Renan da. Química computacional no ensino: contribuindo no aprendizado de ligações químicas e teoria do orbital molecular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43126-
dc.description.abstractLigações químicas é um assunto desenvolvido nos Ensino Fundamental e Médio e é conhecido por apresentar muitos problemas de compreensão dos conceitos e dos limites dos modelos abordados. Muitas vezes, esses problemas são trazidos para o Ensino Superior se tornando um obstáculo para o avanço do aprendizado. Pelo fato de Ligações Químicas ser um dos assuntos centrais na Química, é necessário que esse tema inicial seja bem compreendido pelo aluno para que os demais conteúdos de Química sejam entendidos com mais facilidade. A proposta desse trabalho de conclusão de curso se baseia na dificuldade dos alunos de graduação em entender como funciona e qual a importância de estudar a Teoria do Orbital Molecular (TOM). Nesse mesmo foco, tentar encontrar meios e recursos capazes de resolver esse problema, baseados em métodos quânticos, através de simulações computacionais, gráficos e outras ferramentas. Na explicação e utilizando algumas dessas propostas, serão abordados conteúdos diretamente ligados à Físico-Química, Química Inorgânica, Química Quântica e Química Geral, os quais explicação teorias (como Lewis e a Teoria de Ligação de Valência – TLV), postulados, resultados experimentais, entre outros, que auxiliará no desenvolvimento e compreensão de meios capazes de solucionar as adversidades no ensino e compreensão das Ligações Químicas e dos Orbitais Moleculares.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLigações químicaspt_BR
dc.subjectOrbitais molecularespt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleQuímica computacional no ensino: contribuindo no aprendizado de ligações químicas e teoria do orbital molecular.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1666095200048423pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6601543555585042pt_BR
dc.description.abstractxChemical Bond is a subject developed in Elementary and Middle School and is known to present many problems of understanding the concepts and limits of the models addressed. Often these problems are brought into higher education becoming an obstacle to the advancement of learning. Because Chemical Bond is one of the main subjects in Chemistry, it is necessary that this original theme is well understood by the student so that the other contents of Chemistry can be understood more easily. The purpose of this final course assignment is based on the difficulty of undergraduate students in understanding how it works and how important it is to study Molecular Orbital Theory (MOT). In this same focus, try to find means and resources capable of solving this problem, based on quantum methods, through computational simulations, graphs, and other tools. In the explanation and using some of these proposals, will be approached contents directly linked to Physical Chemistry, Inorganic Chemistry, Quantum Chemistry and General Chemistry, which explain theories (like Lewis and the Valence Bond Theory - VBT), postulates, experimental results, among others, that will help in the development and understanding of means capable of solving the adversities in the teaching and understanding of Chemical Bond and Molecular Orbitals.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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