Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43138

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorALMEIDA, Dinah Leal Silva de-
dc.date.accessioned2022-03-03T20:30:09Z-
dc.date.available2022-03-03T20:30:09Z-
dc.date.issued2019-07-17-
dc.date.submitted2022-03-03-
dc.identifier.citationALMEIDA, Dinah Leal Silva de. Estudo sobre o papel da imaginação no processo de aprendizagem de funções orgânicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43138-
dc.description.abstractA química dispõe de conceitos e teorias de natureza complexa e abstrata, o que está no cerne das maiores dificuldades encontradas pelos estudantes. Alguns trabalhos na literatura problematizam que a escola deveria ser um ambiente que promovesse o desenvolvimento da imaginação dos alunos, já que a falta desse incentivo pode se dar pelo desconhecimento do papel da imaginação na aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi justamente, analisar a relação entre a imaginação e aprendizagem de funções orgânicas. Para tanto, foi proposta uma intervenção utilizando um estudo de caso com o tema Medicamentos, partindo das moléculas apresentadas nos princípios ativos descritos no caso, para inserir o conteúdo de funções orgânicas, e posteriormente solucioná-lo. Tal proposta foi fundamentada na psicologia histórico-cultural defendida por Vigotski, com a contribuição das práticas culturais e a linguagem para conhecer o mundo, perpassando pela discussão do papel da imaginação no processo de aprendizagem, além do modelo do looping imaginário apresentado por Zittoun, que foi a principal fonte para a análise dos dados obtidos na pesquisa. Como resultado, observamos como a imaginação, em alguns momentos, direcionou os estudantes para construção de novos significados, a partir de uma articulação entre experiências vividas (passado de concepções prévias) e prospecção de novos conhecimentos no futuro.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleEstudo sobre o papel da imaginação no processo de aprendizagem de funções orgânicas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9210096255166323pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxChemistry has concepts and theories of complex and abstract nature, which is at the heart of the greatest difficulties encountered by students. Some works in the literature problematize that the school should be an environment that promotes the development of the imagination of the students, since the lack of this incentive can be due to the ignorance of the role of the imagination in the learning. The objective of the research was precisely to analyze the relationship between the imagination and learning of organic functions. To do so, an intervention was proposed using a case study with the theme Medicamentos, starting from the molecules presented in the active principles described in the case, to insert the content of organic functions, and later to solve it. This proposal was based on the cultural-historical psychology defended by Vygotsky, with the contribution of cultural practices and the language to know the world, passing through the discussion of the role of imagination in the learning process, as well as the imaginary looping model presented by Zittoun. was the main source for the analysis of the data obtained in the research. As a result, we observed how the imagination, in some moments, directed the students to construct new meanings, from a articulation between lived experiences (past of previous conceptions) and prospecting of new knowledge in the future.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALMEIDA, Dinah Leal Silva de.pdf1,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons