Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43205

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorCORREIA, Raquel Silva-
dc.date.accessioned2022-03-07T16:45:18Z-
dc.date.available2022-03-07T16:45:18Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.date.submitted2022-03-05-
dc.identifier.citationCORREIA, Raquel Silva. Mapeamento de modos de pensar o conceito de calor em contextos diversos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43205-
dc.description.abstractEste trabalho investiga a utilização de modos de pensar sobre o conceito de calor em três comunidades de prática: agricultores, microempresários, profissionais da área de educação e no meio acadêmico. Esta pesquisa tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento dos estudos sobre perfis conceituais, ao investigar a utilização de um conceito nos setores acadêmicos e do cotidiano, voltando-se para os contextos nos quais as comunidades de prática e os discentes utilizam determinados significados consolidados e com objetivo de identificar os modos de pensar o conceito de calor em contextos acadêmicos e do senso comum. Foi investigado o uso de diferentes formas de falar, associadas aos diferentes modos de pensar que caracterizam as zonas desse perfil conceitual de calor relacionados aos gêneros discursivos. A utilização do conceito de calor pelas comunidades profissionais da área de educação, microempresários e agricultores contempla conceitos alternativos de calor como sensação térmica, como temperatura e como substância. Já no meio acadêmico, os modos de falar sobre calor são consolidados pela ciência. Para obtenção dos dados deste trabalho, foi realizada uma entrevista semiestrutura com as três comunidades de prática e foi aplicado um questionário aos discentes do 5° período do curso de Química-Licenciatura na Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, onde foi observado, analisado e relacionado os modos de pensar as formas de falar do conceito de calor no senso comum e acadêmico, através das cinco zonas do perfil conceitual de calor e dos gêneros discursivos. Os resultados demonstram que pode haver diferentes significados que são estabilizados para um mesmo conceito, quando este é colocado em uso por diferentes comunidades e pelo meio acadêmico. Logo, a utilização de um perfil conceitual leva em consideração que um ou mais modos de pensar, compatíveis ou não com o conceito científico, estarão presentes no uso do conceito pelo indivíduo. Cada zona do perfil corresponde a uma forma de pensar e falar sobre questões enfrentadas em situações práticas pelas comunidades e pelos discentes. Neste contexto, a aprendizagem de um único conceito precisa ser dinâmica, reflexiva e não como um produto pronto e acabado.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCalorpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEmpresáriospt_BR
dc.subjectTrabalhadores ruraispt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleMapeamento de modos de pensar o conceito de calor em contextos diversos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0885667575607831pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the use of ways of thinking about the concept of heat in three communities of practice: farmers, microentrepreneurs, education professionals and academics. The purpose of this research is to contribute to the development of conceptual profile studies by investigating the use of a concept in the academic and daily life sectors, shining a light on the contexts in which communities of practice and students use certain consolidated meaning and with the aim of identifying the ways of thinking the concept of heat in academic and common-sense context. The use of different ways of speaking, associated to different modes of thinking were investigated since they characterize the zones of the conceptual profile of heat when related to the discursive genres. The use of the concept of heat by those communities contemplates alternative concepts of heat, such as a thermal sensation, as temperature and as substance. Regarding the academic world, theways of talking about heat are consolidated by science. In order to obtain the data for this study, a semistructured interview was carried out with the three communities of practice aforementioned and a questionnaire was applied in the to the students of the 5th period of the Chemistry-Licentiate course Federal University of Pernambuco, Agreste Campus, where the ways of thinking were observed, analyzed and related. speak of the concept of heat in the common and academic sense, through the five zones of the conceptual profile of heat and of the discursive genres. The results demonstrate that there can be different meanings that are stabilized for the same concept when it is used by different communities and the academic environment. Therefore, the use of a conceptual profile takes into account that one or more modes of thinking, compatible or not with the scientific concept, will be present in the use of the concept by the individuals. Each zone of the profile corresponds to a way of thinking and talking about issues faced in practical situations by communities and students. Based on that, the learning of a single concept needs to be dynamic, reflective and the concept itself should not be seen as something unchangeable and undiscussable.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CORREIA, Raquel Silva.pdf1,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons