Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43228

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Silwellem Talyta-
dc.date.accessioned2022-03-08T14:18:52Z-
dc.date.available2022-03-08T14:18:52Z-
dc.date.issued2020-11-12-
dc.date.submitted2022-03-07-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Silwellem Talyta. Saúde emocional e física no ambiente docente: um olhar voltado aos professores de instituições públicas do ensino fundamental de um Município da Zona da Mata Pernambucana. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43228-
dc.description.abstractA educação é um dos grandes fatores de desenvolvimento humano. A escola é um espaço onde os indivíduos desenvolverão atribuições relevantes para o convívio em sociedade e o professor possui uma importância vital nisto. Infelizmente, durante suas vivências profissionais, ele pode se deparar com variadas realidades e condições adversas de trabalho e tais condições podem resultar em agravos, como o estresse e a Síndrome de Burnout. O objetivo geral do presente trabalho foi traçar um perfil sobre a saúde emocional e física apresentada por professores que lecionam o Fundamental e correlacionar esse perfil com as condições favorecedoras à Síndrome de Burnout. Os objetivos específicos foram: fazer o levantamento de possíveis sintomas de Burnout em professores de rede pública do ensino fundamental de um município da Zona da Mata Pernambucana; Identificar agentes de estresse associados à atividade ocupacional dos entrevistados; Identificar possível relação entre as características Sociodemográficas e os sintomas da Síndrome de Burnout; Realizar uma análise comparativa entre o perfil resiliente apresentado pelos participantes e os índices de Burnout investigados. Para tanto, utilizamos três questionários contando com a participação de 50 professores: O primeiro, adaptado de Brito (2017), investigou os aspectos Sociodemográficos dos participantes; O segundo foi sobre Resiliência, extraído de Chaves (2010) e; o terceiro e último questionário foi o Maslach Burnout Inventory (MBI) extraído de Lautert (1995), utilizado para investigar a existência do Burnout em seus participantes. Os nossos achados apontaram que 78% dos professores apresentaram escores médios ou elevados da Síndrome para alguma das três dimensões estudadas (“Exaustão Emocional”, “Despersonalização” e “Realização Pessoal”). Encontramos correlações entre as variáveis sociodemogáficas e Burnout, tais como “Idade” e “Realização Pessoal”, “Carga Horária Semanal” e “Exaustão Emocional”, “Sexo” e “Despersonalização”. Em relação à Resiliência, não houve participantes que apresentaram características de Resiliência Baixa. Observamos que os docentes de ambas as escolas apresentaram pontuação geral de 55,16 pontos, sendo compatível com a Resiliência Média-Alta, o que sugere, ao menos em nossa amostra, não haver correlações significativas entre os índices de Burnout e os de Resiliência. Ao término do presente trabalho, podemos mencionar quão rica e complexa foi a investigação do tema proposto e o quanto contribuiu, em nós, para uma formação não apenas profissional, mas também humana. Esperamos ter despertado nos participantes uma preocupação maior com a qualidade de vida, com efeitos diretos na sua atuação docente. Sugerimos que temáticas como essa sejam aprofundadas, quem sabe por nós em outra ocasião, e/ou por outros pesquisadores, inclusive longitudinalmente. Não podemos esquecer, ainda, que o foco na prevenção necessita existir, pois será possível acompanhar a existência, ou não, de mudanças na postura dos envolvidos, com ganhos diretos na saúde integral deles.pt_BR
dc.format.extent107p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAmbiente de trabalho - Efeito do stresspt_BR
dc.subjectProfessores - Stress ocupacionalpt_BR
dc.subjectBurnout (Psicologia)pt_BR
dc.subjectResiliência (Traço da personalidade)pt_BR
dc.titleSaúde emocional e física no ambiente docente: um olhar voltado aos professores de instituições públicas do ensino fundamental de um Município da Zona da Mata Pernambucana.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9129647433507767pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6290932776785382pt_BR
dc.description.abstractxEducation is one of the major factors in human development. The school is a space for society, where individuals will develop relevant granting for living in society and the teacher has a vital importance in this. Unfortunately During the teacher professional experiences, may face many different realities and adverse work conditions and these conditions can result in aggravations, such as stress and Burnout Syndrome. The general objective of this research was to outline a profile on the emotional and physical health presented by teachers who teach elementary school and to correlate this profile with the conditions that favor Burnout Syndrome. The specific objectives were: to survey possible symptoms of Burnout in public elementary school teachers in a municipality in the Zona da Mata Pernambucana; Identify stressors associated with the interviewees' occupational activity; Identify possible relationship between sociodemographic characteristics and symptoms of Burnout Syndrome; Perform a comparative analysis between the resilient profile presented by the participants and the Burnout indices investigated.. For this, we used three questionnaires with the participation of 50 teachers.The first, adapted from Brito (2017), investigated the sociodemographic aspects of the participants; The second was the resilience questionnaire, extracted from Chaves (2010) and; the third and last questionnaire was the Maslach Burnout Inventory (MBI) extracted from Lautert (1995), used to investigate the existence of Burnout in their participants. In our findings, we can mention that of these teachers, 78% had medium or high Syndrome scores for any of the three dimensions studied ("Emotional Exhaustion", "Depersonalization" and "Personal Accomplishment "). We found correlations between the sociodemographic variables and Burnout, such as "Age" and " Personal Accomplishment ", "Weekly Hours" and "Emotional Exhaustion", "Sex" and "Depersonalization". About the Resilience, in our research, there weren’t participants with perceptions for Low Resilience, it was observed that the teachers had an overall score of 55.16 points in both schools, being compatible with Medium-High Resilience, which suggests, at least in our research, we didn’t find significant correlations between Burnout and Resilience indexes. At the end of this document, we can mention how rich and complex the investigation of the proposed theme was and how much it contributed, in us, to a training that was not only professional, but also human. We hope to had aroused in the participants a greater concern with the quality of life, with direct effects on their teaching performance. We suggest that themes such as ours be deepened, perhaps for us on another occasion, and / or for other researchers, including longitudinally. We cannot forget, yet, that the focus on prevention needs to exist, because it will be possible to monitor the existence, or not, of changes in the attitude of those involved, with direct gains in their integral health.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GONÇALVES, Silwellem Talyta.pdf942,45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons