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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43229

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorSILVA, Renan Amorim da-
dc.date.accessioned2022-03-08T14:20:02Z-
dc.date.available2022-03-08T14:20:02Z-
dc.date.issued2020-11-05-
dc.date.submitted2022-03-07-
dc.identifier.citationSILVA, Renan Amorim da. O desenvolvimento de habilidades cognitivas em um contexto de uso de simulações de cunho laboratorial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43229-
dc.description.abstractA inserção de recursos tecnológicos no ensino de Química através de propostas de aula elucida-se como meio de se conceber a relação existente entre a dualidade teoria-prática, sendo uma das possibilidades de uso através de simulações de cunho laboratorial. No que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades cognitivas em estudantes, Zoller estabelece três categorias: ALG (Algorithmics), LOCS (Lower-Order Cognitive Skills) e HOCS (Higher-Order Cognitive Skills), podem ser descritas como habilidades em que o aluno pode expor pensamentos algorítmicos; uso de conceitos e relações entre equações e teoria; e relações mais consistentes entre variáveis, com enunciação de hipóteses e deduções; respectivamente. O contexto de exploração dessas habilidades neste trabalho é baseado na temática Soluções, devido à necessidade de abordagens qualitativas acerca dos principais tópicos que a abarcam. Assim, o objetivo deste trabalho é o de avaliar as principais habilidades cognitivas desenvolvidas por estudantes de uma turma do 2° ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de ensino, em Bezerros – PE, em um contexto de uso de simulações de cunho laboratorial sobre a temática Soluções. Para isso, a metodologia do trabalho subdivide-se em quatro momentos: o primeiro e segundo seguiram pela aplicação de um questionário, para compreensão das principais noções estabelecidas sobre a temática pelos estudantes, e realização de aulas mediante as principais queixas de aprendizagem, relatadas pelos teóricos, acerca de tópicos do assunto; o terceiro se deu pela realização de uma atividade com simulações, em grupos, no laboratório de informática da escola; por último, foi aplicado um questionário, prezando-se na possibilidade de escolha de cinco perguntas pelos estudantes, sendo que tais escolhas versaram na análise das habilidades e níveis cognitivos que exploraram. Os dados do questionário aplicado no início da pesquisa foram analisados por meio das dimensões do conhecimento químico (submicroscópico, macroscópico e simbólico), e através do modo como conceberam os termos e conceitos na Química, apresentando dados estatísticos acerca das noções trazidas. Os dados da atividade da simulação e do questionário aplicado no final da pesquisa foram analisados mediante as categorias de habilidade ALG, LOCS e HOCS e os níveis de cognição nas respostas obtidas. Os resultados demonstram que os estudantes tendem a não explorar o universo submicroscópico em suas respostas e apresentam noções iniciais pertinentes para com a temática, mesmo que com inconsistências e equívocos conceituais, o que denota a importância da exploração de suas concepções no ensino. Além disso, com a atividade da simulação e questionário final, percebeu-se que os estudantes tendem a apresentar um certo grau de adequação para questionamentos LOCS, com nível N3, ao passo que as resoluções de questionamentos HOCS, em maioria, foram limitadas ao uso de habilidades LOCS, sugerindo dificuldades e falta de familiaridade no estabelecimento de relações mais complexas. Dessa maneira, sugere-se o desenvolvimento de estratégias que possibilitem uma adequação entre recursos tecnológicos, como simulações, e perspectivas HOCS na medida que os estudantes tenham participação ativa durante todo o procedimento de aula.pt_BR
dc.format.extent97p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHabilidades cognitivaspt_BR
dc.subjectAprendizagem - Métodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLaboratórios experimentaispt_BR
dc.titleO desenvolvimento de habilidades cognitivas em um contexto de uso de simulações de cunho laboratorial.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4787541330549031pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1891314413056310pt_BR
dc.description.abstractxThe insertion of technological resources in Chemistry Teaching through class proposals is elucidated as a means of conceiving the existing relationship between the theory-practice duality, being one of the possibilities of use through laboratory simulations. When it comes to the development of cognitive skills in students, Zoller establishes three categories: ALG (Algorithmics), LOCS (Lower-Order Cognitive Skills) and HOCS (Higher-Order Cognitive Skills), that can be described as skills in which the student can expose algorithmic thoughts; use of concepts and relationships between equations and theory; and more consistent relationships between variables, with the enunciation of hypotheses and deductions; respectively. The context for exploring these skills in this research is based on the theme of Solutions, due to the need for qualitative approaches to the main topics that cover it. Therefore, this research aims to evaluate the main cognitive skills developed by students from a class of 2nd year High School of laboratory nature on the theme Solutions. For this reason, the methodology of this research is divided into four moments: the first and second were followed by the application of a questionnaire, to understand the main notions established on the theme by the students, and the promotion of classes through the main complaints of learning, reported by theorists, on topics of the subject; the third occurred by carrying out the simulation activities, in groups, in the school’s computer lab; finally, a questionnaire was applied, considering the possibilities of choosing five questions by the students, and these choices were related to the analysis of the skills and cognitive levels they explored. Moreover, questionnaire data, applied at the beginning of the research, were analyzed based on the dimensions of chemical knowledge (submicroscopic, macroscopic and symbolic), and through the way they conceived terms and concepts in chemistry, presenting statistical data about the notions brought. Simulation activity and final applied questionnaire were analyzed by the ALG, LOCS and HOCS skills categories, and the levels of cognition in the responses obtained. The results show students tend not to explore the submicroscopic universe in their responses and present initial notions pertinent to the theme, even with inconsistencies and conceptual misunderstanding, which indicates the importance of exploring their conceptions in the learning process. Moreover, with the simulation activity and final questionnaire, it was noticed that students tend to present a certain degree of adequacy for LOCS questions, with level N3. In contrast, the HOCS questions resolution, in most cases, were limited to the use of LOCS skills, suggesting difficulties and unfamiliarly in establishing more complex relationships, which may be due to what is generally required in traditional assessments. Thus, it is suggested the development of strategies that enable an adaptation between technological resources, such as simulations, and HOCS perspectives as students have an active participation throughout the class procedure.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6551-4131pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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