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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43231
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal | - |
dc.contributor.author | SILVA, Anna Carolliny da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T14:32:32Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T14:32:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Anna Carolliny da. A relação entre educação emocional e formação humana: uma análise da percepção dos professores do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco Campus Agreste. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43231 | - |
dc.description.abstract | O estudo das emoções e a importância de sua influência no processo de ensino e aprendizagem está cada vez mais presente em eventos e revistas científicas. O objetivo é proporcionar um maior conhecimento sobre esta área de pesquisa através da sistematização de investigações, colaborando com a expansão deste conhecimento. A pesquisa sobre a Educação Emocional apresenta benefícios para os que a utilizam e, no que diz respeito à categoria profissional docente, os ganhos são imensuráveis. Focando nesta categoria, é do conhecimento de todos que em nosso país ela vem sofrendo desgastes devido à intensa demanda e cobrança do meio circundante. Diante disso, questionamo-nos se a situação de pressão poderia afetar a relação do professor com seu aluno, já que o ambiente emocional é um dos fatores que contribui, positiva ou negativamente, para a aprendizagem deste. Pretendemos, então, focar em como professores, com elevado e baixo escore de Educação Emocional, percebiam como se relacionavam com seus alunos e investigar se este aspecto implicaria no modo como os abordavam, ou seja, se havia uma abordagem mais humana destes. O nosso objetivo geral foi analisar a percepção de docentes do Curso de Química-Licenciatura, sobre a relação entre Educação Emocional e Formação Humana, tendo como objetivos específicos: Investigar a percepção de docentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste, sobre como a Educação Emocional poderia lhes auxiliar em sua prática profissional; Conhecer o nível de Educação Emocional apresentado pelos docentes participantes, na ocasião da presente pesquisa e; Analisar as percepções dos docentes sobre a importância da temáticas da Educação Emocional e Formação Humana, sobretudo, de acordo com as perspectivas de Otto Friedrich Bollnow. A metodologia utilizada possui um perfil qualitativo, exploratório, caracterizando-se como estudo de caso, tendo como participantes da pesquisa, nove docentes do Curso de Química – licenciatura, todos lotados na Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. Os professores responderam a um questionário do tipo misto, via formulário Google. Posteriormente, os dois professores que obtiveram o maior e menor escore de Educação Emocional, responderam um questionário aberto por meio da plataforma word, via e-mail. Para análise dos dados coletados, utilizamos a Análise do Conteúdo de Bardin, com o objetivo de, dentre outras coisas, agrupar respostas para perceber uma determinada tendência. Entre todos os participantes, cinco apresentaram o índice de E.E média, e quatro apresentaram o índice de E.E alta. Os resultados obtidos sugerem que os índices de Educação Emocional apresentados pelos participantes na ocasião da coleta sugeriram uma consonância com a adoção de uma postura mais humana dos mesmos. Ambos os professores, Joana e Gerson, apresentaram indicadores de uma postura mais humanizada em sua prática docente, talvez porque a diferença entre os níveis de E.E apresentado não tenha sido significativa. A possível diferença qualitativa entre as respostas fornecidas por eles pode ainda se justificar pelo fato de o professor não ter respondido algumas perguntas, dificultando que analisássemos de modo mais aprofundado os seus posicionamentos. Por fim, podemos considerar que a docente com maior escore de E.E. demonstrou maior aproximação conceitual com as ideias de Otto Friedrich Bollnow, apesar de ambos desconhecerem as ideias do teórico. Ressaltamos a relevância da temática no exercício da prática docente e sugerimos a realização de novas pesquisas que contribuam para a propagação das temáticas da E.E e da Formação Humana. Como palavras finais, esperamos que o nosso trabalho tenha contribuído, de alguma forma, para a comunidade acadêmica, favorecendo o conhecimento sobre os temas investigados, assim como estamos certos dos ganhos significativos que nos trouxe. | pt_BR |
dc.format.extent | 118p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Educação afetiva | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject | Emoções - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A relação entre educação emocional e formação humana: uma análise da percepção dos professores do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco Campus Agreste. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1307512105057621 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6290932776785382 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study of emotions and the importance of its influence in the teaching and learning process is increasingly present in scientific events and journals. It aims to provide greater knowledge about this area of research based on the systematization of investigations, collaborating with the extension of this knowledge. The research on Emotional Education has benefits for those who use it and, regarding the professional teaching category, the gains are immeasurable. Focusing on this category, it is a common knowledge that in our country it has been suffering due to the intense demand and charges from the surrounding environment. In view of what has been discussed, we asked ourselves whether the pressure situation could affect the teacher's relationship with the students, since the emotional environment contributes as a factor, positive or not, to their learning. Thus, we intend to focus on how teachers, with high and low Emotional Education scores, perceived on how they relate to their students and investigate whether this aspect would imply in the way they approach them, that is, if there was a more human approach to them. We aimed to analyze the perception of Education Chemistry degree professors, about the relationship between Emotional Education and Human Development, having as main objectives: to investigate the perceptions of professors of the Education Chemistry degree at the Federal University of Pernambuco – Agreste Campus about how Emotional Education could help them in their professional practice; to get to know the level of participants Emotional Education, at the time of this research; and to analyze the teacher’s perceptions about the importance of the themes Emotional Education and Human Development, especially, according to the assumptions of Otto Friedrich Bollnow. Our methodology is exploratory consisting on a qualitative approach, characterized as a case study, having as participants nine professors of the Education Chemistry degree, from the Federal University of Pernambuco – Agreste Campus. The teachers answered a mixed questionnaire via Google Form. Subsequently, the two teachers who obtained the highest and lowest Emotional Education score, answered an open-ended questionnaire on the Word platform via e-mail. For the collected data and analysis, we used Bardin’s Content Analysis with the aim among others, to classify the tendency based on the answers’ agroupment. Among the participants, five of them had an index average E.E., and four had a high index E.E. The results obtained suggest that Emotional Education indexes presented by the participants, at the time of the collection, suggested a consonance with the adoption of a more human posture in teaching. Both teachers, Joana and Gerson, presented indicators of a more human posture in their teaching practice, perhaps because of the insignificant difference between the levels of E.E presented. The possible qualitative difference between the answers provided may be also justified by the fact that the teacher did not answer some questions, making it difficult to analyze their positions in more depth. Finally, we can consider that the teacher with the highest EE score demonstrate a greater conceptual approach with the ideas of Otto Friedrich Bollnow, although both were unaware of the theorist's ideas. We emphasize the relevance of the theme in the teaching practice and suggest the development of more research that contributes to the extension of the themes E.E. and Human Development. After all, we hope our work has contributed, in some way, to the academic community, favoring knowledge about the topics investigated, as well as we are certain of the significant gain and results that this study has brought us. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-3200-3137 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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