Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43232

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorMOURA, Allison de Queiroz-
dc.date.accessioned2022-03-08T14:34:47Z-
dc.date.available2022-03-08T14:34:47Z-
dc.date.issued2019-05-22-
dc.date.submitted2022-03-07-
dc.identifier.citationMOURA, Allison de Queiroz. Culinária nordestina: um roteiro experimental contextualizado para o ensino de química orgânica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43232-
dc.description.abstractAtualmente o ensino de Química tem sido muito trabalhoso nas escolas públicas de nível médio. Entre os inúmeros desafios encontrados pelos professores ao se trabalhar a química, podemos destacar a falta de interesse dos alunos pela disciplina e a dificuldade em fazer uma relação entre os conteúdos trabalhados em sala com o cotidiano dos mesmos. Diante disso, faz-se necessário o uso de uma metodologia alternativa que possibilite essa correlação. Uma das metodologias alternativas que pode ser utilizada é a experimentação, pois é através da experimentação que os alunos se engajam mais e tem uma outra visão da química. Sabendo-se que a cozinha é um grande laboratório, podemos utiliza-la para contextualizar a experimentação química a partir da culinária. Esse trabalho tem como temática a abordagem de conteúdos de química orgânica contextualizados a gastronomia. Dessa forma, buscou-se uma maneira adequada para incluir tais conteúdos às receitas culinárias, para que os alunos pudessem ter a percepção de que a química está presente em seu cotidiano, muito mais do que se imagina. Diante disso, foi aplicado em uma turma de 3º ano do Ensino Médio um roteiro experimental elaborado contextualizando os conteúdos a partir de receitas da culinária nordestina, abordando conteúdos da química orgânica A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual situada na cidade de Caruaru-PE. Inicialmente o roteiro experimental foi aplicado com a turma e após a finalização das práticas foi aplicado um questionário para medir o grau de satisfação dos alunos referente ao roteiro experimental aplicado. As análises dos resultados mostraram que uso do roteiro experimental teve uma contribuição satisfatória para o processo de ensino e aprendizagem pois, foi possível acompanhar a evolução da construção do conhecimento mediante as respostas dadas aos questionários que cada atividade prática abordava.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectCulinária brasileira - Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.titleCulinária nordestina: um roteiro experimental contextualizado para o ensino de química orgânica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8667721860081828pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0586155716656555pt_BR
dc.description.abstractxCurrently the chemistry teaching has been a lot of work in the public schools. Among the many challenges encountered by teachers when working chemistry, we can highlight the lack of interest of students by discipline and the difficulty in making a relationship between the content worked in room with daily life. Given this, it is necessary to use an alternative methodology that allows this correlation. One of the alternative methodologies that can be used is experimentation, because it is through experimentation that students engage more and has another view of chemistry. Knowing that the kitchen is a large lab, we can use it to set the chemical from the culinary experimentation. This work has as subject the approach of content of organic chemistry context gastronomy. In this way, to a proper way to include such content to recipes, so that students could have the perception that the chemical is present in your everyday life, much more than you think. Before that, it was applied in a class of 3rd year of high school an experimental script prepared content context from Northeastern cuisine Cookbook, addressing contents of organic chemistry. The survey was developed in a public State school located in the city of CaruaruPE. Initially the script was applied with the class and after the completion of a questionnaire was applied to measure the degree of satisfaction of the students regarding the experimental script applied. The analysis of the results showed that use of experimental script had a satisfactory contribution to the teaching and learning process because it was possible to follow the evolution of knowledge construction through responses to questionnaires every practical activity dealt with.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MOURA, Allison de Queiroz.pdf1,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons