Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43234
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Giulyana Mágda dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T15:28:37Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T15:28:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-08 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Giulyana Mágda dos Santos. Ensino de química orgânica a partir da contextualização nos livros didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43234 | - |
dc.description.abstract | A disciplina de química orgânica é tem grande aplicação, pela quantidade de substâncias e produtos que são compostos pelo carbono, tornando-a assim uma disciplina de extrema importância na formação dos alunos. Dito isto é de grande a responsabilidade do professor o ensino dessa ciência. Então é necessário que o professor esteja habilitado para transmitir os conceitos químico. Logo a formação acadêmica do professor de química deve ser específica na área, pois a formação correlata pode gerar uma maior dificuldade no processo de ensino-aprendizagem. Esta disciplina é considerada complexa e de difícil entendimento, fazendo assim com que o ensino dela seja abordado de maneira que proporcionem ao aluno uma melhor compreensão sobre ela e desperte nos aluno interesse em estuda-la. Dentre as metodologias alternativas para ensinar química, a contextualização tem sido atualmente uma das mais utilizadas. Diante desta necessidade, o livro tem se tornado cada vez mais um instrumento necessário que auxilia o professor no desenvolvimento de suas aulas. Uma vez que é um material didático de fácil acesso e que os alunos também o possuem. Para isso é necessário que o livro esteja contextualizado. A partir deste cenário, o presente trabalho teve por objetivo avaliar como a contextualização nos livros didáticos de química orgânica influência na prática docente e como esta é apresentada nesses materiais, visto que o livro didático é uma ferramenta importante para o ensino de química e que muitas vezes não é bem utilizada. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica - Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ensino de química orgânica a partir da contextualização nos livros didáticos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0586155716656555 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The discipline of organic chemistry is widely applied, due to the amount of substances and products that are composed of carbon, making it an extremely important discipline in the training of students. That said, the teacher's responsibility is to teach this science. So it is necessary that the teacher is able to transmit the chemical concepts. Therefore, the academic training of the chemistry teacher must be specific in the area, as the related training can generate greater difficulty in the teaching-learning process. This subject is considered complex and difficult to understand, thus making its teaching be approached in a way that provides the student with a better understanding of it and awakens in the student an interest in studying it. Among the alternative methodologies for teaching chemistry, contextualization has currently been one of the most used. Faced with this need, the book has increasingly become a necessary instrument that helps teachers in the development of their classes. Since it is an easily accessible teaching material and that the students also have it. For this it is necessary that the book is contextualized. From this scenario, the present work aimed to evaluate how the contextualization in organic chemistry textbooks influences the teaching practice and how it is presented in these materials, since the textbook is an important tool for the teaching of chemistry and that many sometimes not well used. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALMEIDA, Giulyana Mágda dos Santos.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons