Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43237

Compartilhe esta página

Título: O uso do jogo didático “twister químico” no ensino de química orgânica: uma proposta para o ensino de hidrocarbonetos.
Autor(es): ALVES, Eduarda Duda
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino; Jogos educativos; Hidrocarbonetos; Aprendizagem cognitiva
Data do documento: 3-Mai-2021
Citação: ALVES, Eduarda Duda. O uso do jogo didático “twister químico” no ensino de química orgânica: uma proposta para o ensino de hidrocarbonetos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: É importante no ensino de química estudos a fim de encontrar novas metodologias e abordagens para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos didáticos se mostram então como uma alternativa viável para promover o desenvolvimento da aprendizagem proporcionando aos educadores serem geradores de alternativas prazerosas e dinâmicas para as aulas, permitindo assim, o aprendizado e a integração com a comunidade escolar. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo didático para trabalhar o conteúdo de Hidrocarbonetos de modo lúdico, nomeado “Twister químico”. O jogo proposto é direcionado aos alunos do ensino médio e tem como objetivo promover, refletir e trazer elementos orientadores do processo de socialização proporcionado pelo jogo didático, do ponto de vista emocional/cognitivo. Em termos pedagógicos, pretende abordar as possibilidades no ensino de química orgânica correlacionando o conteúdo proposto com o cotidiano dos alunos. O jogo é composto por cartas, dados e um tapete. Em cada carta estão as perguntas e pontuações. O vencedor será quem, ao término da partida, acumular maior É importante no ensino de química estudos a fim de encontrar novas metodologias e abordagens para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos didáticos se mostram então como uma alternativa viável para promover o desenvolvimento da aprendizagem proporcionando aos educadores serem geradores de alternativas prazerosas e dinâmicas para as aulas, permitindo assim, o aprendizado e a integração com a comunidade escolar. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo didático para trabalhar o conteúdo de Hidrocarbonetos de modo lúdico, nomeado “Twister químico”. O jogo proposto é direcionado aos alunos do ensino médio e tem como objetivo promover, refletir e trazer elementos orientadores do processo de socialização proporcionado pelo jogo didático, do ponto de vista emocional/cognitivo. Em termos pedagógicos, pretende abordar as possibilidades no ensino de química orgânica correlacionando o conteúdo proposto com o cotidiano dos alunos. O jogo é composto por cartas, dados e um tapete. Em cada carta estão as perguntas e pontuações. O vencedor será quem, ao término da partida, acumular maior pontuação. Em síntese, o jogo proposto tem como função promover uma maior motivação e interação social nas aulas de química, além da diminuição significativa das barreias construídas pelos educandos em relação a aprendizagem de conceitos químicos. pontuação. Em síntese, o jogo proposto tem como função promover uma maior motivação e interação social nas aulas de química, além da diminuição significativa das barreias construídas pelos educandos em relação a aprendizagem de conceitos químicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43237
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES, Eduarda Duda.pdf726,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons