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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43238

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorMACÊDO, Fernanda Mendes de-
dc.date.accessioned2022-03-08T15:56:15Z-
dc.date.available2022-03-08T15:56:15Z-
dc.date.issued2021-04-23-
dc.date.submitted2022-03-08-
dc.identifier.citationMACÊDO, Fernanda Mendes de. Contextualização do ensino de química a partir da leitura e interpretação de rótulos de alimentos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43238-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo obordar de forma contextualizada conceitos de Química a partir da utilização de rótulos de alimentos ultraprocessados presentes no cotidiano do estudante, como uma medologia alternativa e diferenciada para auxiliar na aprendizagem . Assim, foram utilizados tabelas nutricionais presentes dos rótulos, fim de norteá-los e incentivá-los a fazer escolhas mais saudáveis para sua alimentação. Além disso, utilizar rótulos de alimentos é uma forma eficaz de correlacionar o ensino de química com a alimentação, dando sentido ao conteúdo de química que está sendo estudado, visto que grande parte dos estudantes afirmam não compreenderem e não utilizarem a química no seu cotidiano. Em vista disso, a pesquisa procurou explorar os principais nutrientes que estão presentes em nossa alimentação, dentre eles: Carboidratos, Lipídeos e Proteínas. Dessa forma, a metodologia empregada consistiu-se na aplicação de pré-questionário, intervenção, pós-questionário, construção de panfletos e relatos de experiências feita pelos estudantes. A análise dos resultados foi feita com base em Bardin, a partir das falas dos participantes e do material elaborado pelos alunos. Deste modo, os resultados obtidos mostraram que a pesquisa teve pontos positivos e contribuiu na formação destes estudantes, quando promoveu a compreensão dos rótulos alimentares e como os nutrientes presentes em cada alimento podem contribuir para a melhoria de sua saúde e qualidade de vida. De modo semelhante, permitiu correlacionar os conteúdo de química com os principais grupos nutricionais, dando agora ao que está sendo ensinado um novo significado para o estudante, favorecendo a aprendizagem de Química, além de promover interesse e a curiosidade nos estudantes.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectRótulos – Embalagenspt_BR
dc.subjectRótulos - Alimentospt_BR
dc.subjectNutrição - Tabelaspt_BR
dc.titleContextualização do ensino de química a partir da leitura e interpretação de rótulos de alimentos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0586155716656555pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to contextualize the teaching of chemistry from the use of food labels, as an alternative and differentiated medology to facilitate the learning of students, since food is present in their daily lives, especially ultra-processed foods. In this sense, the objective is to help students to read and interpret the nutritional tables present on the labels, in order to guide them and encourage them to make healthier choices for their food. In addition, using food labels is an effective way to correlate the teaching of chemistry with food, giving meaning to the chemistry content that is being studied, since most students say they do not understand and do not use chemistry in their daily lives. In view of this, the research sought to explore the main nutrients that are present in our food, among them: Carbohydrates, Lipids and Proteins. Thus, the methodology used consisted of the application of pre-questionnaire, intervention, post-questionnaire, construction of pamphlets and reports of experiences made by students. The analysis of the results was made based on Bardin, based on the speeches of the participants and the material prepared by the students. In this way, the results obtained showed that the research had positive points and contributed to the training of these students, when it promoted the understanding of food labels and how the nutrients present in each food can contribute to the improvement of their health and quality of life. In a similar way, it allowed to correlate the chemistry content with the main nutritional groups, now giving what is being taught a new meaning for the student, favoring the learning of Chemistry, besides promoting interest and curiosity in the students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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