Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43240

Comparte esta pagina

Título : Concepções de avaliação da aprendizagem de professores egressos do curso de Química-Licenciatura da UFPE - Campus Agreste.
Autor : MORAIS, Cicero Leandro da Silva
Palabras clave : Química – Estudo e Ensino; Professores – Formação; Aprendizagem – Avaliação; Transferência de aprendizagem; Avaliação educacional
Fecha de publicación : 9-sep-2021
Citación : MORAIS, Cicero Leandro da Silva. Concepções de avaliação da aprendizagem de professores egressos do curso de Química-Licenciatura da UFPE - Campus Agreste. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : O presente estudo, justifica-se pelo nosso interesse nas discussões sobre avaliação, sobretudo porque, inseridos em um contexto escolar e acadêmico marcado por diversas formas de avaliar, sustentam-se ainda, em grande número as avaliações tidas como conservadoras e de cunho classificatório, incapazes, ao nosso ver, de compreender a avaliação de forma ampla e concreta. Com isso, iniciamos reflexões sobre como os egressos compreendem a avaliação e como as experiências acadêmica e escolar influenciam neste processo. Estrutura-se a partir do interesse em compreender como os saberes adquiridos pelos professores, durante sua graduação contribuem para a prática avaliativa da Química na educação básica. Mais especificamente, busca investigar como a disciplina de avaliação da aprendizagem contribuiu para as concepções de avaliação que os egressos do Curso de Química – Licenciatura da UFPE/CA trazem consigo para o quotidiano escolar. O referencial teórico do estudo está centrado nas contribuições de Luckesi (2002), Zabala (2009), Kraemer (2005), mas conta também com importantes contribuições de outras autoridades no tema. No que se refere à metodologia adotada, pode ser identificada como uma abordagem qualitativa aliada à coleta de dados colhidos por intermédio de entrevistas semiestruturadas com professores(as) egressos(as) do curso de licenciatura em Química, do CA. A técnica de análise de dados escolhida para a pesquisa foi a análise de conteúdo. Em seus resultados, identificou-se que as concepções de avaliação da aprendizagem dos professores egressos do curso de Licenciatura em Química do CA se aproximam da perspectiva emancipatória, tendo os egressos se mobilizado durante sua prática docente para sempre que possível desenvolver métodos avaliativos emancipatórios, embora estes revelem obstáculos para efetivar esse formato de avaliação no ambiente escolar, que ainda pensa a avaliação em seu aspecto classificatório. Dessa forma, notou-se nos relatos dos egressos a utilização de diversas ferramentas avaliativas como forma de embasar e apoiar seu processo de ensino e das subsídio a todo processo avaliativo no decorrer de sua prática docente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43240
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MORAIS, Cícero Leandro da Silva.pdf414,74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons