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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43268
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | PEREIRA, Laerte Leonaldo | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Edson Eudes Eliábde Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T22:06:15Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T22:06:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-08 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Edson Eudes Eliábde Silva. A compreensão dos licenciandos em química do Centro Acadêmico do Agreste sobre a importância de sinais conceituais em química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43268 | - |
dc.description.abstract | A Educação Inclusiva por lei tem a proposta de incluir os alunos com necessidades específicas no processo de escolarização, porém para que haja a efetivação da inclusão não basta que aluno apenas esteja em sala de aula, cabe ao professor e o tradutor/intérprete de Libras buscarem especializações na área, pois vale ressaltar que quando se trata dos conteúdos da área da química o surdo se torna prejudicado devido à escassez de sinais, tendo assim a datilologia como o recurso mais utilizado para substituição de palavras. Neste viés, a presente pesquisa teve como foco os discentes do curso de química da Universidade Federal de Pernambuco – CAA que já cursaram a disciplina de libras, diante disso, o estudo foi voltado para a compreensão dos discentes acerca da importância da utilização de sinais terminológicos/conceituais para o ensino de ciências para alunos surdos. A pesquisa foi realizada buscando compreender quais as impressões que os licenciandos tinham de um sinal em Libras específico da química executado com o uso do alfabeto manual ou usado a partir de um sinal terminológico/conceitual, e também, como este sinal poderia ser aproximado do conceito científico trabalhado e por sua vez, como potencializar o ensino de ciência para esses estudantes. Os resultados apresentados mostram que a maioria dos discentes conseguem fazer esta distinção além de perceberem que apenas o sinal não é suficiente para ministrar uma aula, precisando assim, de metodologias diferenciadas. No entanto, uma minoria possui a visão do método datilológico como alternativa para ensino de ciências, no qual eles atribuem à mesma, a função de um sinal conceitual, pelo fato da palavra ser soletrada, fazendo inferências do português como a primeira língua do surdo. Desta forma, espera-se que este trabalho contribua na reflexão da visão do professor em formação diante de sua futura prática docente com alunos surdos, aperfeiçoando suas estratégias de ensino e estreitando a relação entre esses alunos e o ensino de química. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Lingua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject | Estudantes surdos | pt_BR |
dc.title | A compreensão dos licenciandos em química do Centro Acadêmico do Agreste sobre a importância de sinais conceituais em química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2322788465432408 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4294066119210612 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Inclusive Education by law has the proposal to include students with specific needs in the schooling process, but for inclusion to be effective it is not enough that the student is only in the classroom, up to the teacher and translator/ interpreter of Libras to seek specialties in the area, because it is worth mentioning that when it comes to the chemistry area contents the deaf person becomes impaired due to signs scarcity, thus having the dactlology used to substitute for words. In this bias the present research had as focus the chemistry students of Federal University of Pernambuco - CAA that already attended the discipline of Libras, in front of this, the study was directed to the students understanding about the importance of the use of terminological/concepts sign for science teaching to deaf students. The research was carried out seeking to understand what impressions the students had of a sign in Libras specific of the chemistry executed with the use of the manual alphabet or used from a terminological/conceptual signal, and also, as this signal could be approximated of the concept scientific work and, in turn, how to enhance the science teaching for these students. The results show that most of the students are able to make this distinction besides realizing that only the signal is not enough to teach a class, thus needing different methodologies. However, a minority has the vision of the dactlology method of teaching as an alternative to science teaching, in which they attribute it the function of a conceptual signal, because the word is spelled, making inferences of Portuguese as the first language of the deaf. In this way, it is expected that this work will contribute to the reflection of the teacher's vision in formation in face of his future teaching practice with deaf students, improving his teaching strategies and narrowing the relation between these students and the chemistry teaching. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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NASCIMENTO, Edson Eudes Eliábde Silva.pdf | 817,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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