Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43286
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | SILVA, Franciele da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-09T15:27:21Z | - |
dc.date.available | 2022-03-09T15:27:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Franciele da. Trilha Orgânica: o jogo como estratégia para o ensino de nomenclaturas e funções orgânicas no ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43286 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Química tem se tornado cada vez mais desafiador para alunos e professores, e como consequência cada vez mais estudos sobre metodologias de ensino vêm sendo feitos pelos pesquisadores na área. Um exemplo disso é o uso do lúdico em sala de aula, em especial os jogos didáticos. Estudos direcionados ao uso de jogos e atividades lúdicas têm se mostrado uma estratégia eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Assim, os jogos didáticos são um recurso importante para o ensino, sendo uma metodologia alternativa valiosa para o professor, facilitando também a compreensão de determinados conceitos por parte dos estudantes, auxiliando no processo de aprendizagem. Constitui um atrativo para o aluno, despertando sua curiosidade e seu senso crítico, tendo como consequência bons resultados para o seu aprendizado. Considerando o ensino de química orgânica, uma das áreas mais exploradas no Ensino Médio são as nomenclaturas das diversas funções orgânicas. Muito do processo vivenciado pelos estudantes envolvem o chamado ensino tradicional, que consiste, muitas vezes em memorização dos conteúdos. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um jogo para uma turma do Ensino Médio, envolvendo o conteúdo de nomenclatura da função hidrocarboneto. O jogo, nomeado como Trilha Orgânica, foi aplicado em uma turma de 27 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do município de Lajedo no primeiro semestre desse ano. Para se ter a percepção do entendimento dos alunos em relação ao jogo, dois questionários foram aplicados aos estudantes, sendo um objetivo (em escala de Likert) e outro subjetivo, ambos baseados no modelo que avaliava a motivação, a experiência do usuário e a aprendizagem, após o jogo. De modo geral, a avaliação dos estudantes foi bem positiva para o jogo, mostrando que sempre é interessante o uso de uma metodologia diferenciada para despertar a atenção dos alunos, e consequentemente proporcionar melhor entendimento do assunto. Este fato também foi observado pela professora da disciplina, que destacou o despertar do interesse promovido e pela discussão sobre o conteúdo que envolveu todos os grupos participantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Compostos orgânicos | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Trilha Orgânica: o jogo como estratégia para o ensino de nomenclaturas e funções orgânicas no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8569508557507316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of chemistry has become increasingly challenging for students and teachers, and consequently more and more studies on teaching methodologies have been made by researchers in the field. An example of this is the use of ludic in the classroom, especially the didactic games. Studies aimed at the use of games and ludic activities have proved to be an effective strategy in the teaching and learning process. Thus, didactic games are an important resource for teaching, being a valuable alternative methodology for the teacher, also facilitating students' understanding of certain concepts, aiding in the learning process. It is an attraction for the student, arousing his curiosity and his critical sense, resulting in good results for his learning. Considering the teaching of organic chemistry, one of the most explored areas in High School is the nomenclatures of the various organic functions. Much of the process experienced by students involves the so-called traditional teaching, which often consists of memorizing the contents. Thinking about this, the objective of this work was to develop and apply a game for a high school class, involving the nomenclature content of the hydrocarbon function. The game, named Organic Trail, was applied in a group of 27 students of the third year of high school from a school in the municipality of Lajedo in the first half of this year. In order to have a perception of the students' understanding of the game, two questionnaires were applied to the students, being one objective (on a Likert scale) and a subjective one, both based on the model that evaluated the motivation, user experience and learning , after the game. In general, the students 'evaluation was very positive for the game, showing that it is always interesting to use a differentiated methodology to attract students' attention and consequently to provide a better understanding of the subject. This fact was also observed by the teacher of the discipline, who emphasized the awakening of the interest promoted and the discussion about the content that involved all the participating groups. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Franciele da.pdf | 940,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons