Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43288

Compartilhe esta página

Título: Narrativas do progresso e do sacrifício : intersecções entre cristianismo e neoliberalismo na comunicação de lideranças religiosas brasileiras
Autor(es): RODRIGUES, Emanuelle Gonçalves Brandão
Palavras-chave: Comunicação; Hermenêutica Dialética Das Narrativas; Neoliberalismo; Cristianismo; Sacrifício; Progresso
Data do documento: 5-Jan-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RODRIGUES, Emanuelle Gonçalves Brandão. Narrativas do progresso e do sacrifício: intersecções entre cristianismo e neoliberalismo na comunicação de lideranças religiosas brasileiras. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: No topo das listas dos livros mais vendidos da década de 2010, as trilogias do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus – IURD, e do padre Marcelo Rossi, da Renovação Carismática Católica – RCC, chamaram atenção por superar livros de grande circulação e consumo nacional. Um duplo problema emergiu a partir da primeira imersão nas obras: como as narrativas de lideranças cristãs, tendo como horizonte o referente bíblico, podiam se constituir como instrumentos de propagação de uma racionalidade política ancorada em valores supostamente opostos aos ensinamentos cristãos? Nessa equação, como duas correntes diferentes do cristianismo, uma católica e outra pentecostal, teciam diálogos de sentido? Assim, as narrativas de si de Macedo e Rossi passaram a se constituir como objeto desta pesquisa. Nosso objetivo principal era compreender as relações de sentido entre narrativas de lideranças cristãs e a racionalidade política de nosso tempo, alicerçada sobre os pilares do neoliberalismo. Para essa análise, partimos de uma abordagem metodológica baseada na perspectiva hermenêutica de Paul Ricoeur (2006, 2010a, 2010b, 2010c, 2012, 2013, 2014), que alinha conhecimentos filosóficos, historiográficos, literários e teológicos sobre narrativas, com contribuições significativas de Walter Benjamin (1994, 2013) sobre história e narrativa, de modo que construímos um arcabouço metodológico nomeado Hermenêutica Dialética das Narrativas. Entre os principais resultados encontrados estão as profundas relações que o cristianismo, através de uma gramática particular, vem estabelecendo com a racionalidade neoliberal, sendo alguns de seus movimentos atores importantes para o enraizamento dessa que é uma forma de vida contemporânea. Com esse estudo, foi possível compreender como o catolicismo, especialmente o da RCC, possui uma ética positiva em relação à razão de mundo neoliberal, especialmente através do que entendemos por práticas de caridade. Chegamos à conclusão de que, a despeito de suas diferenças, pentecostalismo e catolicismo possuem afinidades históricas que têm, cada vez mais, se consolidado em suas narrativas, contribuindo para uma forma de vida pautada na realização do self como causa em si.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43288
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues.pdf3,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons