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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43295
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Título: | O olhar de professores de surdos sobre o uso do Fanzine como recurso pedagógico no ensino de química. |
Autor(es): | SILVA, Deyse Karolyne |
Palavras-chave: | Química – Estudo e ensino; Surdos - Educação; Fanzines; Aprendizagem - Recursos pedagógicos |
Data do documento: | 5-Mai-2021 |
Citação: | SILVA, Deyse Karolyne. O olhar de professores de surdos sobre o uso do Fanzine como recurso pedagógico no ensino de química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O fanzine é um gênero textual que possibilita não apenas o discurso do locutor com a finalidade de promover, denunciar e defender situações e contextos vivenciados pela sociedade, mas como um instrumento que possibilita a comunicação e compreensão dos conteúdos químicos, a partir de temáticas abordadas em sala de aula. A escola apresenta-se com esse importante papel no desenvolvimento da comunicação e com isso o fanzine entra como esse recurso, no qual o professor consegue trabalhar um universo artístico e temáticas pensadas no cotidiano dos estudantes mescladas aos conceitos científicos. Através de um levantamento literário prévio sobre a temática, observamos que praticamente não existe publicações que discutem a temática do uso do Fanzine para o ensino da química com estudantes surdos. Desta forma, justificamos a presente pesquisa por entender a importância desse gênero textual como recurso pedagógico no ensino de ciência para estudantes surdos. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa do tipo exploratória em que os dados coletados foram na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin, 2016. Para nortear a presente pesquisa, elegemos o seguinte objetivo geral: Compreender a importância do Fanzine para o Ensino de Química a partir do olhar de professores de estudantes surdos. Esse trabalho vem contribuir com a discussão do fanzine como um material de confecção acessível e que pode propiciar o desenvolvimento de habilidades e da comunicação de estudantes surdos, por permitir que o mesmo seja construído a partir da sua língua materna, no caso, a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, além de trazer a língua portuguesa escrita como parte do processo de aprendizagem. Facilitando assim, a comunicação entre ouvintes e surdos. Ainda, é ressaltado nesta pesquisa a importância de se reconhecer a necessidade de processos formativos na aprendizagem docente voltados para a quebra de barreira dos desafios impostos no âmbito escolar que se faz necessário para que haja de fato inclusão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43295 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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