Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43296
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Nilson Lucas Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-09T19:22:26Z | - |
dc.date.available | 2022-03-09T19:22:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nilson Lucas Gomes da. Município de Chã Grande e seus problemas ambientais, uma boa temática para se trabalhar a educação ambiental na escola. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43296 | - |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental é um agente de transformação que surgiu para auxiliar o cidadão a exercer sua cidadania sem agredir o meio ambiente. No município de Chã Grande/PE são realizadas ações por parte da gestão municipal em prol da qualidade do meio ambiente local. Entretanto, o maior desafio enfrentado tem sido o de conscientizar a população sobre a importância de preservá-lo, visto que são recorrentes os descartes inadequados do lixo, as queimadas, o desmatamento e a poluição dos rios. Então, a escola tendo um importante papel social, pode promover ações de conscientização ambiental e desenvolver práticas condizentes com a realidade do aluno, auxiliando-o no exercício da cidadania para o benefício mútuo da sociedade e do meio ambiente. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi de promover atividades que podem contribuir para conscientização sobre os principais problemas ambientais do município de Chã Grande; bem como propor estratégias para trabalhar essas questões ambientais com alunos do 9º ano de uma escola da rede pública deste município. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados registros fotográficos dos problemas ambientais identificados pelo grupo de estudantes supracitados no município, que foram discutidos e analisados em sala de aula; um vídeo, como estratégia, que foi discutido com o objetivo de promover a reflexão e conscientização dos alunos e o jogo Desafio Ambiental, utilizado para apreciar a apropriação de conceitos ambientais. A intervenção foi finalizada com a estruturação e realização de uma Mostra Ambiental como forma de socializar, sensibilizar, estimular e auxiliar na prevenção de problemas ambientais no município. Durante a culminância da Mostra, os alunos apresentaram para a comunidade escolar as possíveis soluções para os problemas ambientais encontrados, através de Maquetes, Quiz Ambiental, Histórias em Quadrinhos, Jogo Didático e distribuição de mudas de plantas. No decorrer do evento, o público interagiu efetivamente nas apresentações dos trabalhos, permitindo a sensibilização e a percepção da necessidade de se tornarem sujeitos atuantes no processo de transformação e tomada de atitudes. Sendo assim, as estratégias utilizadas neste trabalho, contribuíram para o desenvolvimento da criticidade e formação cidadã. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Chã Grande (PE) | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Exposições | pt_BR |
dc.title | Município de Chã Grande e seus problemas ambientais, uma boa temática para se trabalhar a educação ambiental na escola. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7455339680618744 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0586155716656555 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Environmental Education is an transformation agent that has emerged to help citizens to exercise their citizenship without harming the environment. In the municipality of Chã Grande/PE, actions are carried out by municipal management in favor of the quality of the local environment. However, the greatest challenge has been to make the population aware of the importance of preserving it, since the inadequate discards of waste, burning, deforestation and pollution of rivers are recurrent. Therefore, the school, having na important social role, can promote actions of environmental awareness and develop practices consistent with the reality of the student, assisting in the exercise of citizenship for the mutual benefit of society and the environment. Thus, the objective of the research was to promote activities that can contribute to awareness about the main environmental problems of the municipality of Chã Grande; as well as propose strategies to work these environmental issues with students of the 9th grade of a public school in this municipality. For the development of the work, photographic records of the environmental problems identified by the group of the students mentioned above in the municipality were used, which were discussed and analyzed in the classroom; a vídeo, as a strategy, that was discussed with the objective of promoting reflection and awareness among students and the game Environmental Challenge, used to appreciate the appropriation of environmental concepts. The intervention was completed with the structuring and realization of an Environmental Show as a way of socializing, sensitizing, stimulating and assisting in the prevention of environmental problems in the municipality. During the culmination of the show, the students presented to the school community the possible solutions to the environmental problems encountered, through Modeling, Environmental Quiz, Comic Books, Didactic Game and distribution of plant seedlings. Throughout the event, the public interacted effectively in the presentations of the works, which allowed the sensitization and perception of the need to become active actors in the process of transformation and making of attitudes. Therefore, the strategles used in this work contributed to the development of critically and citizen training. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Nilson Lucas Gomes da.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons