Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43302
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Bruno Alves Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T18:17:03Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10T18:17:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-03 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Bruno Alves Silva. Fake News na pandemia: estudo de caso com alunos do ensino fundamental II em Riacho das Almas - PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Física - Licenciatura– Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43302 | - |
dc.description.abstract | Em meio a pandemia da Covid-19 que assola o mundo, informações falsas repercutem pelas mídias sociais dificultando seu combate. Diante disso, esse trabalho traz os resultados de um estudo de caso com alunos do ensino fundamental em Riacho Das Almas-PE sobre a temática. Apresento uma análise acerca dos argumentos utilizados pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola privada para julgar como verdadeiras ou falsas as informações concernentes a pandemia que circulavam pelas mídias sociais no ano de 2020. Se tratando de uma pesquisa qualitativa e de um estudo de caso, foram encontradas possíveis evidências de alfabetização científica na argumentação desses estudantes, mas de forma não clara, pois os mesmos utilizavam critérios não científicos para justificar seus argumentos. Diante dessa pesquisa, foi possível mostrar a importância da escola, especificamente do ensino das ciências como uma ferramenta de combate a notícias falsas e que o pensamento crítico e a investigação científica são fortes elementos para formar cidadãos mais conscientes. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fake News | pt_BR |
dc.subject | Alunos do fundamental anos finais | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Fake news na pandemia: estudo de caso com alunos do ensino fundamental II em Riacho das almas - PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6176352764567270 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the midst of the Covid-19 pandemic that plagues the world, false information reverberates through social media, making it difficult to fight. Therefore, this work brings the results of a case study with elementary school students in Riacho Das Almas-PE on the subject. I present an analysis of the arguments used by students in the 8th grade of elementary school at a private school to judge as true or false the information concerning the pandemic that circulated through social media in 2020. As it is a qualitative research and a case study, possible evidence of scientific literacy was found in the arguments of these students but in an unclear way, as they used non-scientific criteria to justify their arguments. In view of this research, it was possible to show the importance of the school, specifically of science teaching as a tool to combat fake news and that critical thinking and scientific investigation are strong elements to form more aware citizens. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC BRUNO.pdf | 891,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons