Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43302

Comparte esta pagina

Título : Fake news na pandemia: estudo de caso com alunos do ensino fundamental II em Riacho das almas - PE.
Autor : SOUZA, Bruno Alves Silva
Palabras clave : Fake News; Alunos do fundamental anos finais; Alfabetização científica; COVID-19
Fecha de publicación : 31-ene-2022
Citación : SOUZA, Bruno Alves Silva. Fake News na pandemia: estudo de caso com alunos do ensino fundamental II em Riacho das Almas - PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Física - Licenciatura– Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : Em meio a pandemia da Covid-19 que assola o mundo, informações falsas repercutem pelas mídias sociais dificultando seu combate. Diante disso, esse trabalho traz os resultados de um estudo de caso com alunos do ensino fundamental em Riacho Das Almas-PE sobre a temática. Apresento uma análise acerca dos argumentos utilizados pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola privada para julgar como verdadeiras ou falsas as informações concernentes a pandemia que circulavam pelas mídias sociais no ano de 2020. Se tratando de uma pesquisa qualitativa e de um estudo de caso, foram encontradas possíveis evidências de alfabetização científica na argumentação desses estudantes, mas de forma não clara, pois os mesmos utilizavam critérios não científicos para justificar seus argumentos. Diante dessa pesquisa, foi possível mostrar a importância da escola, especificamente do ensino das ciências como uma ferramenta de combate a notícias falsas e que o pensamento crítico e a investigação científica são fortes elementos para formar cidadãos mais conscientes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43302
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC BRUNO.pdf891,64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons