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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43304
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Título : | Currículo do Curso de Química-Licenciatura: reflexões a partir de características do perfil docente. |
Autor : | BRITO, Michelle Alves |
Palabras clave : | Química – Estudo e ensino; Professores – Formação; Currículos |
Fecha de publicación : | 20-sep-2021 |
Citación : | BRITO, Michelle Alves. Currículo do Curso de Química-Licenciatura: reflexões a partir de características do perfil docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | O currículo não é neutro, detendo em si intencionalidades na escolha dos saberes que orientarão a formação dos sujeitos. Assim sendo, partindo de uma perspectiva crítica contemporânea integrando contribuições das vertentes pós-críticas às críticas, discutimos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Química-Licenciatura do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco poderá trazer orientações que estejam comprometidas com um perfil de formação docente que venha a dialogar com as necessidades da região. De modo que, apresentamos como objetivo principal da pesquisa a análise de quais saberes docentes caracterizam o perfil docente presente no currículo da formação do Curso de Química-Licenciatura do Campus Agreste – UFPE. Para tanto, nos apropriamos de uma abordagem de natureza qualitativa do tipo documental, a organização da pesquisa e interpretação dos dados tomou como referência a técnica de Análise do Conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram uma baixa ocorrência dos termos Saberes Docentes e Formação de/do(s) Professor(es) utilizados na pesquisa, havendo uma concentração deles nas disciplinas de Estágios Supervisionados I e II e na de Trabalho Docente e Profissionalização; responsáveis por 59,18% das ocorrências. No entanto, isso não indica necessariamente a ausência de preocupação e/ou intencionalidade na formação inicial dos professores, mas dá indícios de uma formação bacharelesca, uma vez que nenhuma das ementas das disciplinas ditas específicas que seriam as de natureza científico-cultural trouxeram a abordagem dos termos em sua construção, as disciplinas que trouxeram as discussões acerca dos saberes docentes foram: Trabalho Docente e Profissionalização, Estágios Supervisionados I e II, Educar pela Pesquisa no Ensino de Química e Educação e Inclusão Social . Isto posto, percebemos, assim, um contrassenso à própria licenciatura enquanto um curso de formação de professores em que há disciplinas específicas delegadas para se pensar sobre a formação docente num momento pontual do curso. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43304 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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