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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43305
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de | - |
dc.contributor.author | CORREIA, Karla Kilma | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T18:22:40Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10T18:22:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-09 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Karla Kilma. Uma proposta de abordagem CTS para o ensino de propriedades dos gases utilizando experimentação e simulação como recursos didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43305 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo analisar como a abordagem CTS com a utilização dos recursos TIC e experimentação pode contribuir para compreensão do estudo de propriedades dos gases. Tendo esta pesquisa uma abordagem qualitativa, com desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática, de forma síncrona em ambiente virtual, com uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de São Caitano-PE. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionários prévios, e com a gravação dos encontros realizados. Identificou-se a suma importância da abordagem CTS como foco principal, e a necessidade de utilizar os recursos TIC e experimentação para complementar à discussão. Abrangendo assim os modos representativos de Johnstone e os modelos mentais, para a compreensão das propriedades dos gases. De modo geral, na primeira etapa com o pré questionário tiveram respostas semelhantes, levando a compreender que os estudantes recorreram ao Google, então a ferramenta que tinha como objetivo entender o que os discentes sabiam do conteúdo, terminou como auxilio de reconhecimento de qual conteúdo seria abordado. Na segunda etapa, identificaram-se frases que procuravam manter relações e construção do conhecimento referente ao conteúdo abordado. Na Terceira etapa, alguns estudantes apresentaram dificuldades em explicar o funcionamento da máquina térmica utilizando o experimento e o simulador PhET, em contrapartida pontuam facilmente os elos no modo macroscópico utilizando CTSA e a tomada de decisão, enquanto no modo submicroscópico parece ser algo novo para descrever, mas conseguem representar; e o modo simbólico não foi representado em nenhum momento por eles. A quarta etapa revelou a dificuldade dos discentes de realizarem modelos mentais e a necessidade de descrever modelos exatos, e que apesar do modo macroscópico ser a zona de conforto deles; os discentes realizaram diversos modelos mentais de acordo com a teoria de Jonhson-Laird (1983), Johstone (1982), Justi (2010), acerca do mesmo fenômeno. Houve também limitações na discussão, que pode ser derivada, talvez, de muitos dos estudantes não estarem acostumados com a utilização de diferentes recursos para a explicação de um fenômeno, e manter relações de início é complicado, então, de fato não foram todos os discentes que atingiram a discussão nos três modos representativos. Entretanto, não significa que os discentes não compreenderam ou não construíram conhecimento, mas justificando o fato de ser desafiador o uso desta SQ, requer também paciência, necessidade de acompanhar o ritmo da turma e dos estudantes individualmente. Portanto, se no futuro os estudantes entrarem em contato com a utilização de abordagem CTS, experimentação e TICs juntas ou separadas, possa ser que lidem e mantenham elos com mais facilidade. Por fim, apesar das limitações, a utilização da SQ é válida, e além de ser utilizada com o conteúdo de Propriedades dos Gases e as Máquinas térmicas, pode ser também aplicada em diversas temáticas como o Ciclo da água, Alimentos, Radioatividade, pH do Oceano e entre outros. | pt_BR |
dc.format.extent | 102p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Métodos de simulação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação - Uso | pt_BR |
dc.subject | Gases - Propriedades - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de abordagem CTS para o ensino de propriedades dos gases utilizando experimentação e simulação como recursos didáticos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7139717792056664 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1891314413056310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aimed to analyze how the CTS approach with the use of ICT resources and experimentation can contribute to the understanding of the study of gas properties. This research has a qualitative approach, with the development and application of a didactic sequence, synchronously in a virtual environment, with a class of the 2nd year of high school in a public school in the city of São Caitano-PE. Data collection took place through the application of previous questionnaires, and with the recording of the meetings held. The paramount importance of the CTS approach was identified as the main focus, and the need to use ICT resources and experimentation to complement the discussion. Thus covering Johnstone's representative modes and mental models, for understanding the properties of gases. In general, in the first stage with the pre-questionnaire they had similar answers, leading to the understanding that students turned to Google, so the tool that aimed to understand what students knew about the content, ended up as an aid to the recognition of what content would be addressed. In the second stage, phrases were identified that sought to maintain relationships and build knowledge regarding the content covered. In the third stage, some students had difficulties in explaining the operation of the thermal machine using the experiment and the PhET simulator, in contrast they easily score the links in the macroscopic mode using CTSA and decision making, while in the submicroscopic mode it seems to be something new to describe , but manage to represent; and the symbolic mode was not represented at any time by them. . The fourth stage revealed the students' difficulty in making mental models and the need to describe exact models, and that despite the macroscopic mode being their comfort zone; the students made several mental models according to the theory of Jonhson-Laird (1983), Johstone (1982), Justi (2010), about the same phenomenon. There were also limitations in the discussion, which can be derived, perhaps, from many of the students not being used to using different resources to explain a phenomenon, and maintaining relationships at the beginning is complicated, so, in fact, not all students were that reached the discussion in the three representative modes. However, it does not mean that the students did not understand or did not build knowledge, but justifying the fact that the use of this SQ is challenging, it also requires patience, the need to keep pace with the class and the students individually. Therefore, if in the future students come into contact with the use of the CTS approach, experimentation and ICTs together or separately, they may be able to handle and maintain links more easily. Finally, despite the limitations, the use of SQ is valid, and in addition to being used with the content of Gas Properties and thermal Machines, it can also be applied in several themes such as the Water Cycle, Food, Radioactivity, pH of the Oceano and other. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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