Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43306

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDIAS, Roberta Pereira-
dc.contributor.authorMELO, Lucas Pereira de Santana-
dc.date.accessioned2022-03-10T18:23:25Z-
dc.date.available2022-03-10T18:23:25Z-
dc.date.issued2021-09-02-
dc.date.submitted2022-03-10-
dc.identifier.citationMELO, Lucas Pereira de Santana. A temática “drogas" para o ensino de química apresentada em pesquisas presentes no Encontro Nacional de Química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43306-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como o objetivo geral investigar em trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), como vem sendo tratada a temática drogas nos últimos doze anos. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na qual foi utilizado o processo de análise de conteúdo de acordo com Bardin. A organização da análise gira em torno de três polos cronológicos: pré-análise; exploração do material; e, tratamento dos resultados, que foram discutidos a partir de três categorias: (i) as drogas no ambiente escolar, cujo o intuito foi observar problemas relacionados com drogas na escola, dependência química de alunos, tráfico de drogas, danos causados por estes problemas e o papel da escola; (ii) o uso da temática “drogas” para o processo de ensino aprendizagem da química, no qual o intuito foi analisar metodologias que proporcionam o ensino-aprendizagem da química a partir da temática drogas, bem como estratégias e recursos didáticos; e por fim, (iii) a abordagem dos impactos sociais e culturais causados, que busca propostas de conscientização e reabilitação social como também a formação cidadã. Após a análise, observou-se que os trabalhos abordam o tema de maneira genérica ou superficial, com o objetivo de chamar a atenção do aluno sobre a temática pela primeira vez. Além disso, nota-se também que houve uma diminuição na frequência de publicações de trabalhos voltados a essa temática ao longo do tempo devido ao conjunto de fatores externos ao ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.titleA temática “drogas" para o ensino de química apresentada em pesquisas presentes no Encontro Nacional de Química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6601543555585042pt_BR
dc.description.abstractxThe present research had the general objective to investigate in works published in the National Chemistry Teaching Meeting (Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ) how the drug theme has been treated in the last twelve years. For this, bibliographical research with a qualitative approach was carried out, in which the process of content analysis according to Bardin was used. The organization of the analysis revolves around three chronological poles: pre-analysis; exploration of the material; and treatment of the results, which were discussed from three categories: (i) drugs in the school environment, whose purpose was to observe problems related to drugs at school, chemical dependency of students, drug trafficking, damage caused by these problems and the role of the school; (ii) the use of the "drugs" theme for the teaching-learning process of chemistry, in which the aim was to analyze methodologies that provide the teaching-learning of chemistry from the drug theme, as well as teaching strategies and resources; and finally, (iii) addressing the social and cultural impacts caused, which seeks proposals for social awareness and rehabilitation as well as citizen education. After the analysis, it was observed that the works address the topic generically or superficially. Thus, intending to draw the student's attention to the topic for the first time. In addition, it is also noted that there was a decrease in the frequency of publications on this theme over time due to a set of factors external to the school environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELO, Lucas Pereira de Santana.pdf291,34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons