Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43308
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, Ana Paula de Souza de | - |
dc.contributor.author | OMENA, Magdalena Laurence Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T18:24:37Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10T18:24:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-10 | - |
dc.identifier.citation | OMENA, Magdalena Laurence Tavares. Ligações químicas: concepções dos estudantes de um curso de química licenciatura do Agreste Pernambucano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43308 | - |
dc.description.abstract | O conteúdo de Ligações Químicas é uma das bases para o conhecimento químico, e a forma e os recursos utilizados pelo professor para promover a aprendizagem, por parte dos alunos, são de extrema importância para o entendimento da química, pois caso contrário o não entendimento desse conteúdo pode gerar concepções alternativas que acabam prejudicando o aprendizado do aluno. Sendo assim, este trabalho buscou investigar as concepções dos estudantes de períodos inicial e final do curso de Química Licenciatura, do Campus Agreste,sobre o conteúdo de Ligações Químicas. A pesquisa aqui desenvolvida caracteriza-se como sendo descritiva com uma abordagem qualitativa. Os resultados foram coletados a partir de dois questionários diferentes, disponibilizados aos alunos via Google Formulários, sendo um deles aplicado aos alunos do primeiro período do curso e o outro aos alunos do décimo período. Através da análise dos resultados, notou-se que as concepções dos estudantes destes períodos apresentam vários aspectos similares, sendo alguns deles equivocados e outros simplistas, o que pode ser reflexo da abordagem anterior apresentada em seu Ensino Médio, estes aspectos foram notados tanto nos alunos do período inicial quanto do final, com isso notamos que mesmo após passarem pelos componentes curriculares da graduação, vários dos conceitos prévios aprendidos por esses alunos não foram desconstruídos. Sendo assim, a partir dos resultados podemos sugerir que a abordagem sobre Ligações Químicas vista por estes alunos durante o Ensino Médio, enraizou-se de tal forma que mesmo com os componentes curriculares presentes na graduação, as concepções desenvolvidas anteriormente ainda são utilizadas, fazendo com que eles deixem de lado abordagens mais aprofundadas. Esse cenário nos aponta que é preciso conhecer as concepções alternativas dos alunos, para que a partir delas sejam pensadas estratégias de ensino que os auxiliem a entender de fato o conceito conseguindo aplicá-lo em diferentes contextos. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ligações químicas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | Ligações químicas: concepções dos estudantes de um curso de química licenciatura do Agreste Pernambucano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6885284147795400 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4321016867381686 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The content of Chemical Bonds is one of the bases for chemical knowledge, and the form and resources used by the teacher to promote learning by students are extremely important for the understanding of chemistry, otherwise the lack of understanding of this content can generate alternative conceptions that end up harming student learning. Thus, this work sought to investigate the conceptions of students from the initial and final periods of the graduation Chemistry course, at Campus Agreste, about the content of Chemical Bonds. The research developed here is characterized as being descriptive with a qualitative approach. The results were collected from two different questionnaires, made available to students through Google Forms, one of which was applied to students in the first period of the course and the other to students in the tenth period. Through the analysis of the results, it was noticed that the conceptions of the students of these periods have several similar aspects, some of them being mistaken and others simplistic, which may be a reflection of the previous approach presented in their High School, these aspects were noticed both in the students. from the initial and final period, with this we notice that even after going through the curricular components of graduation, many of the previous concepts learned by these students were not deconstructed. Thus, from the results we can suggest that the approach on Chemical Bonds seen by these students during high school was rooted in such a way that even with the curricular components present in graduation, the concepts developed previously are still used, making let them set aside more in-depth approaches. This scenery shows us that it is necessary to know the students' alternative conceptions, so that, based on them, teaching strategies that help them to really understand the concept, being able to apply it in different contexts, are designed. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
OMENA, Magdalena Laurence Tavares.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons