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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43309

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorSANTOS, Patrícia Mirelle Oliveira dos-
dc.date.accessioned2022-03-10T18:25:03Z-
dc.date.available2022-03-10T18:25:03Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.date.submitted2022-03-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Patrícia Mirelle Oliveira dos. Análise teórica e categorização de jogos para o ensino de Química apresentadas por instituições de ensino nordestinas em eventos científicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.10810547430 patricia.mirelle@ufpe.brpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43309-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um levantamento bibliográfico dos anais dos eventos JALEQUIM e ENEQ no período de 2014-2018 das produções acadêmicas referente ao desenvolvimento e/ou aplicação de jogos didáticos e pedagógicos voltados ao ensino de Química em instituições pertencentes à região Nordeste do Brasil. A pesquisa consistiu em identificar, a partir de parâmetros construídos para fins da pesquisa, quais e como as teorias de aprendizagem estão presentes na elaboração de jogos e visar possíveis tendências que podem ocorrer na área. Através da sistematização dos trabalhos, obteve-se 120 produções em relação à temática da pesquisa e os resultados indicam a predominância do uso de referencial teórico/termo inadequado, bem como a ausência de um teórico explícito, apesar de um nítido avanço resultante do esforço de eventos e grupos de pesquisadores na área de jogos. Por meio dos trabalhos fundamentados é possível compreender como ocorre a aprendizagem entre o lúdico e os conceitos de Química, verificando assim, a construção e o desenvolvimento do conhecimento. Encontramos em tais trabalhos a prevalência das teorias de Piaget e Vigotski como referenciais teóricos de aprendizagem, como também uma tendência nas produções acadêmicas sobre conclusões vagas e superficiais sob o uso de jogos no ensino de Química. Deste modo, identificamos a carência de um maior aprofundamento teórico no campo das produções de jogos, como também, a necessidade de uma melhor estruturação e discussões quanto a potencialidade do jogo.pt_BR
dc.format.extent101p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagem – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleAnálise teórica e categorização de jogos para o ensino de Química apresentadas por instituições de ensino nordestinas em eventos científicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9988675565514099pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents a bibliographic survey of the annals of the JALEQUIM and ENEQ events in the period 2014-2018 of academic productions related to the development and/or application of didactic and pedagogical games aimed at teaching Chemistry in institutions belonging to the northeast region of Brazil. A research consisted of identifying, from parameters constructed for the purposes of the research, which and how learning theories are present in the development of games and targeting possible trends that may occur in the area. Through the systematization of the works, 120 productions involved in the research theme were obtained and the results indicate a predominance of the use of a theoretical framework / nuanced term, as well as that of an explicit theorist, despite a clear advance resulting from the effort of events and groups of researchers in the area. Through the fundamental works it is possible to understand how the learning between play and Chemistry concepts occurs, thus verifying the construction and development of knowledge. We find in such works the prevalence of the theories of Piaget and Vigotski as a theoretical reference for learning, as well as a trend in academic productions about vacancies and superficial under the use of games in the teaching of Chemistry. In this way, we identified the lack of a greater theoretical deepening in the field of game productions, as well as the need for a better structuring and impact on the game's potential.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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