Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43311

Compartilhe esta página

Título: O uso do vídeo como recurso didático para o ensino-aprendizagem da radioatividade no ensino de Química.
Autor(es): SILVA, Hellen Crislanny Marinho
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino; Recursos audiovisuais; Aprendizagem - Recursos didáticos; Radioatividade
Data do documento: 5-Mai-2021
Citação: SILVA, Hellen Crislanny Marinho. O uso do vídeo como recurso didático para o ensino-aprendizagem da radioatividade no ensino de Química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este estudo apresenta uma pesquisa realizada de forma remota em uma escola da rede pública da cidade Brejo da Madre de Deus-PE, Brasil, com 41 alunos, do Ensino Médio. Evidenciando a temática radioatividade, tendo em vista a importância de se discutir sobre esse assunto, seus efeitos e aplicações, buscando desenvolver nos estudantes um posicionamento crítico e reflexivo, através de algumas situações apresentadas, principalmente, pela utilização do recurso de vídeo que se utilizado da forma correta pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Tendo como objetivo analisar de que forma o uso de vídeo pode contribuir para a compreensão do fenômeno da Radioatividade. O ensino dessa temática se explorado da forma correta e ética, pode propiciar o desenvolvimento da criticidade e cidadania do aluno mediante a análise dos benefícios e malefícios conhecidos na comunidade científica, mas que precisa ser mais bem divulgado na sociedade. Através de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa foi realizada através de uma sequência didática, tendo como eixo norteador as contribuições do recurso de vídeo para o desenvolvimento de habilidades, como a ampliação de um pensamento crítico e reflexivo, além do fortalecimento da autonomia do aluno no exercício da cidadania. Além disso, a pesquisa se baseia quanto ao objetivo em uma abordagem descritiva, que traz como ferramenta de pesquisa uma sequência didática que foi dividida em seis momentos, no primeiro momento os alunos responderam um formulário de inscrição/questionário prévio, no segundo momento os estudantes discutiram sobre o episódio dos Simpsons e suas relações com a radioatividade e o cotidiano, posteriormente no terceiro momento foi evidenciada a questão da exposição a radioatividade com o caso do Césio-137, destacando a falta de informação da população no quarto momento foi utilizado uma matéria de uma cápsula que continha um possível material radioativo encontrado na cidade de Arapiraca – AL no ano de 2019, logo após no quinto momento os estudantes conheceram as diversas áreas que a radioatividade pode ser aplicada e por fim no sexto momento os estudantes responderam o questionário final. Os resultados obtidos evidenciaram as potencialidades do recurso audiovisual para a aprendizagem do fenômeno radioatividade e as habilidades desenvolvidas por meio dessa proposta. Por meio disso, os alunos desenvolveram um olhar crítico e reflexivo diante do que foi apresentado por meio do vídeo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43311
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Hellen Crislanny Marinho.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons