Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43312

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorSILVA, Isabela Paula da-
dc.date.accessioned2022-03-10T18:26:11Z-
dc.date.available2022-03-10T18:26:11Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.date.submitted2022-03-10-
dc.identifier.citationSILVA, Isabela Paula da. As propriedades coligativas e as atividades investigativas envolvendo a experimentação no Encontro Nacional de Ensino de Química de 2008-2018. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43312-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar como as atividades investigativas, especialmente a experimentação baseada em problemas, vem sendo abordada na construção do conhecimento químico sobre as propriedades coligativas em pesquisas publicadas nos últimos dez anos (2008 á 2018) no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). Sendo desenvolvida por meio de uma revisão de literatura a partir dos trabalhos publicados dentro dos últimos 10 anos deste evento. Essa pesquisa teve um caráter bibliográfico, envolvendo a análise de artigos presentes nos anais e uma abordagem qualitativa à medida que se analisou as propostas apresentadas a partir de categorias buscando analisar suas contribuições para a aprendizagem das propriedades coligativas. Iniciou-se a pesquisa nos anais utilizando palavras-chave como propriedades coligativas, crioscopia, tonoscopia, ebulioscopia e osmose, a fim de selecionar os trabalhos que se encaixavam em nosso campo de estudo. Depois de selecionados os trabalhos, estes foram classificados com relação ao formato apresentado em resumo e trabalhos completos. Em seguida, foram agrupados em quatro categorias de análise, sendo elas 1: Trabalhos que abordam a aprendizagem na educação básica; 2: Trabalhos que abordam o processo de ensino e aprendizagem a partir de ações envolvendo a formação docente; 3: Trabalhos que analisam o conteúdo em livros didáticos; e 4: Trabalhos que envolvem uma pesquisa bibliográfica sobre o conteúdo, sendo encontrados apenas quatro, três, dois e um trabalho para cada categoria, respectivamente. Como estávamos interessados na contribuição das atividades investigativas para a aprendizagem do conteúdo na educação básica, focamos nossa análise nos trabalhos apresentados na categoria 1, dentro desta, apenas um trabalho envolveu uma atividade investigativa a partir da experimentação baseada em problemas. Sendo assim, destacamos nossa preocupação diante de um quantitativo escasso de publicações quando se trata do ensino das propriedades coligativas no ensino básico por meio da experimentação baseada em problemas, a partir disso surgiu a necessidade de elaborar uma nova proposta para o ensino dessas propriedades com base nesses resultados, visto a importância da experimentação baseada em problemas para o ensino das propriedades coligativas.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectSolução (Química)pt_BR
dc.titleAs propriedades coligativas e as atividades investigativas envolvendo a experimentação no Encontro Nacional de Ensino de Química de 2008-2018.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0119227253886596pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to analyze how problem-based experimentation has been approached in the construction of chemical knowledge about the collective properties in research published in the last ten years (2008 to 2018) at the National Meeting of Teaching Chemistry (ENEQ). The research had a bibliographic character, carried out through articles present in the annals and qualitative as it analyzed the proposals used from categories. It started through research in the annals with keywords such as colligative properties, cryoscopy, tonoscopy, ebulioscopy and osmosis, to select the works that fit our field of study. After selecting the works, we have classified them when the summary and complete works by edition, and within the four proposed classes of analysis, thus separating them in relation to basic education, teacher training, content analysis and bibliographic review. Through these classes, it was possible to identify how investigative activities linked to a content focusing on problem-based experimentation. It is worth mentioning that only few works were selected and categorized as: category 1 includes four works, category 2 three publications, category 3 only two and category 4 only one of the 10 works selected in total. Faced with a scarce number of publications about teaching collective properties in basic education through problem-based experimentation, the need arose to develop a new proposal for teaching these properties based on these results, given the importance of experimentation based on in problems for teaching the collective properties.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Isabela Paula da.pdf2,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons