Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43313
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Klebson Nelson da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T18:27:19Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10T18:27:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Klebson Nelson da. Identificação de compromissos epistemológicos para o conceito de elemento químico em estudantes do Curso de Química-Licenciatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43313 | - |
dc.description.abstract | Envolver a história e a filosofia da ciência (HFC) no ensino de química pode proporcionar aulas que permitam uma reflexão sobre a natureza da ciência e o desenvolvimento de conceitos científicos. Com isso, a HFC pode proporcionar um ambiente que emerja diversas formas para compreensão de um conceito, aparecendo concepções que representem compromissos epistemológicos. Deste modo, para o conceito de elemento de elemento químico, se pretende realizar mapeamento dos compromissos epistemológicos que podem emergir em estudantes da graduação em Química-Licenciatura. Compromissos que já foram categorizados, por meio de busca em documentos históricos por Silva e Silva (2017). Encontrando realismo, empirismo, animismo, substancialismo, racionalismo e ultrarracionalismo, que surgiram a partir do desenvolvimento histórico do conceito. Para isso, um questionário com 13 questões foi elaborado, aplicado com 32 discentes, envolvendo perguntas abertas e uma de múltiplas escolha para ser justificada. Encontrando 408 unidades de análise com compromissos epistemológicos, sendo o substancialista mais presente nas respostas, seguido de realismo, demonstrando uma percepção manuseável e/ou isolando um conceito abstrato. | pt_BR |
dc.format.extent | 68p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Elementos químicos | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.title | Identificação de compromissos epistemológicos para o conceito de elemento químico em estudantes do Curso de Química-Licenciatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8065998752007220 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Involving the history and philosophy of science (HFC) in chemistry education can provide lessons that allow for reflection on the nature of science and the development of scientific concepts. By doing so, HFC can provide an environment that emerges diverse ways for understanding a concept, with conceptions appearing that represent epistemological commitments. Thus, for the concept of chemical element, we intend to map the epistemological commitments that may emerge in undergraduate students of ChemistryLicenciatura. Commitments that have already been categorized, through a search in historical documents by Silva and Silva (2017). Finding realism, empiricism, animism, substantialism, rationalism and ultrarationalism, which emerged from the historical development of the concept. For this, a questionnaire with 13 questions was designed, applied with 32 students, involving open questions and one of multiple choice to be justified. Finding 408 units of analysis with epistemological commitments, being the substantialist more present in the answers, followed by realism, demonstrating a manageable perception and/or isolating an abstract concept. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Klebson Nelson da.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons