Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43315
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Regina Célia Barbosa de | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Arthur Cristopher de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T18:30:08Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10T18:30:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Arthur Cristopher de. Desenvolvimento de um instrumento mediador de aprendizagem de conceitos químicos e de acompanhamento diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem no contexto do ensino remoto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43315 | - |
dc.description.abstract | Ao longo dos anos tem sido observado que o ensino de Química acaba por priorizar, muitas vezes, a aplicação de cálculos matemáticos e a memorização de fórmulas sem estabelecer a relação que o conteúdo tem com contextos nos quais os estudantes estão inseridos, tornando o ensino puramente tecnicista, e para alguns estudantes desinteressante, de difícil compreensão. Diante de um contexto em Caruaru – PE encontra-se em algumas escolas sistemas de avaliação que priorizam a atribuição de notas ao estudante ao invés do desenvolvimento da aprendizagem. Desta maneira, o objetivo geral desta pesquisa é contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e avalição diagnóstica desse processo em ambiente virtual, no contexto do ensino remoto. Para isso, propomos a elaboração de um jogo didáticoavaliativo que, ao mesmo tempo propicie aprendizagem e/ou reconstrução de conceitos de substâncias, misturas e soluções, ainda não abstraídos pelo discente, atuando como instrumento mediador da aprendizagem de conceitos químicos e de acompanhamento diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento do referencial teórico abordamos os conceitos de Aprendizagem Significativa, Jogos Didáticos e Avaliação Crítica que nortearam o desenvolvimento da pesquisa, como também os conteúdos químicos abordados na proposta sendo estes Substâncias, Misturas e Soluções. A pesquisa se configura como uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, tendo como público-alvo estudantes que estejam cursando o primeiro ou terceiro ano do ensino médio. Para o desenvolvimento do jogo nos baseamos na metodologia de Gamificação, que utiliza elementos de jogos voltados para contextos presentes na sala de aula, passando a ter um uso educacional. A elaboração do jogo foi realizada utilizando a plataforma Suite Google for Education, que disponibiliza variadas ferramentas online para este desenvolvimento, portanto por meio das ferramentas que a plataforma fornece obtivemos um jogo didático que mantém o equilíbrio necessário entre os aspectos lúdico e educativo. Em suma, acreditamos que esta proposta possui potencial para desenvolvimento de uma aprendizagem significativa dos conteúdos abordados, pois ao realizar uma abordagem dinâmica que considera as relações dos conteúdos com contextos nos quais estão inseridos os estudantes podem passar a sentir maior interesse para se integrarem ao processo. | pt_BR |
dc.format.extent | 44p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um instrumento mediador de aprendizagem de conceitos químicos e de acompanhamento diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem no contexto do ensino remoto. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9322804225633973 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5008755169836379 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Over the years it has been observed that chemistry teaching often ends up prioritizing the application of mathematical calculations and the memorization of formulas without establishing the relationship that the content has with the contexts in which students are included, making teaching purely technicist, and for some students uninteresting, being difficult to understand. In face of a context in Caruaru – PE, some schools have assessment systems that prioritize the attribution of grades to the student instead of the development of learning. Thus, the aim of this research is to contribute to the teaching and learning process and diagnostic evaluation of this process in a virtual environment, in the context of remote learning. For this, we propose the development of an evaluative educational game that, at the same time, provides learning and/or reconstruction of concepts of substances, mixtures and solutions, not yet abstracted by the student, acting as a mediating instrument for the learning of chemical concepts and diagnostic follow-up of the teaching and learning process. For the development of the theoretical framework, we approached the concepts of Meaningful Learning, Educational Games and Critical Assessment that guided the development of the research, as well as the chemical contents addressed in the proposal, being Substances, Mixtures and Solutions. The study has a qualitative approach of an applied nature, having as its focus students who are attending the first or third year of high school. For the development of the game, we based on the Gamification methodology, which uses game elements focused at contexts present in the classroom, starting to have an educational use. The development of the game was carried out using the Google Suite for Education platform, which provides several online tools for this development, through the tools that the platform provides we obtained an educational game that maintains the necessary balance between playful and educational aspects. In short, we believe that this proposal has the potential to develop meaningful learning of the covered content, as by taking a dynamic approach that considers the relationships of the content with the contexts in which they are included, students may feel more interest in joining the process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1485-3827 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Arthur Cristopher de.pdf | 790,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons