Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43317
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves | - |
dc.contributor.author | VILELA, Caio César de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T18:53:40Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10T18:53:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-10 | - |
dc.identifier.citation | VILELA, Caio César de Oliveira. Afinidade eletrônica e periodicidade: análise da aprendizagem dos discentes num curso de formação docente em química no Agreste Pernambucano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43317 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de natureza qualitativa e documental, têm como objetivo investigar quais as dificuldades de aprendizagem inerentes ao processo de ensino e aprendizagem do modelo conceitual matemático e termodinâmico, da propriedade atômica afinidade eletrônica no Ensino Superior, em um curso de formação docente em Química. Para isso, a metodologia adotada foi a análise de conteúdo que refere-se às construções textuais elaboradas pelos discentes para as situações problemas sobre este parâmetro atômico, formuladas pelo docente em dois instrumentos de avaliação: grupo de discussão do componente curricular na rede social Facebook e portfólio avaliativo, aplicadas para os discentes regularmente matriculados no componente curricular “Química Inorgânica I”, ofertado no quarto período de um curso de formação docente em Química de uma instituição de Ensino Superior no Agreste Pernambucano, que contava com 15 (quinze) estudantes regularmente matriculados neste componente curricular obrigatório, dos quais a maioria − 9 (nove) − seguindo os critérios de inclusão e exclusão participaram desta pesquisa. Os resultados deste trabalho ajudaram a compreender como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem dos discentes referente ao parâmetro atômico em questão e quais as dificuldades de aprendizagem que foram agregadas a ele. Possibilitou discutir com o docente do componente curricular em questão as referências bibliográficas adotadas, e foi sugerido que fosse definida uma única referência bibliográfica para este componente curricular, pois concluiu-se que os diferentes conceitos trabalhados pelos referenciais bibliográficos adotados contribuem para as dificuldades de aprendizagem dos discentes no componente curricular, além disso que seja também abordada a perspectiva matemática e analisar metodologias de fazer com que os discentes no processo de ensino e aprendizagem deste parâmetro atômico, consigam interpretar o conceito de AE nos diferentes níveis que o conhecimento químico exige, o macroscópico, submicroscópico e principalmente o simbólico ou representacional. Portanto, contribuiu na formação docente do pesquisador e da orientadora pelo fato de que o pesquisador pôde refletir sobre metodologias de ensino alternativas que possam auxiliar no ensino e aprendizagem neste contexto formativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 75p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Afinidade eletrônica e periodicidade: análise da aprendizagem dos discentes num curso de formação docente em química no Agreste Pernambucano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9612304654867111 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7622735302655317 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This qualitative and documentary work aims to investigate the learning difficulties inherent in the teaching and learning process of the conceptual, mathematical and thermodynamic model of the atomic property electronic affinity in Higher Education, in a teacher training course in Chemistry. For this, the adopted methodology was the content analysis, which refers to the textual constructions elaborated by the students for the problem situations about this atomic parameter, formulated by the professor in two evaluation instruments: discussion group of the curricular component in the Facebook social network and evaluative portfolio, applied to students regularly enrolled in the curricular component "Inorganic Chemistry I", offered in the fourth period of a teacher training course in Chemistry at a Higher Education institution in the Agreste of Pernambuco, which had 15 (fifteen) students regularly enrolled in this mandatory curricular component, of which the majority − 9 (nine) − following the inclusion and exclusion criteria participated in this research. The results of this work helped to understand how the teaching and learning process of students took place regarding the atomic parameter in question and which learning difficulties were added to it. It made it possible to discuss with the professor of the curricular component in question the adopted bibliographic references, and it was suggested that a single bibliographic reference be defined for this curricular component, as it was concluded that the different concepts worked by the adopted bibliographic references contribute to the learning difficulties of the students in the curricular component, in addition to addressing the mathematical perspective and analyzing methodologies to make students in the teaching and learning process of this atomic parameter, able to interpret the concept of EA at the different levels that chemical knowledge requires, the macroscopic , submicroscopic and mainly the symbolic or representational. Therefore, it contributed to the teacher training of the researcher and advisor because, analyzing this process, the researcher was able to reflect on alternative teaching methodologies that can help in teaching and learning in this formative context. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VILELA, Caio César de Oliveira.pdf | 573,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons