Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43329

Compartilhe esta página

Título: Pânico moral e seus profetas : a moralização do projeto “Escola Sem Homofobia” nas eleições presidenciais de 2018
Autor(es): CASADO, Laís Campos
Palavras-chave: Sociologia; Pânico; Homofobia; Escolas; Presidentes – Brasil – Eleições
Data do documento: 8-Out-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CASADO, Laís Campos. Pânico moral e seus profetas: a moralização do projeto “Escola Sem Homofobia” nas eleições presidenciais de 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Solciologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A presente dissertação analisa as condições de possibilidade do pânico moral em torno do projeto do Governo Federal Escola Sem Homofobia, pejorativamente nomeado de “Kit Gay” nas eleições presidenciais de 2018 no Brasil. Ao enquadrar conceitualmente o “Kit Gay” como elemento central no pânico moral foi estabelecido dois passos metodológicos. Primeiramente foram identificados os dois pastores evangélicos que possuem um alto número de seguidores e vasta repercussão nas redes sociais, considerados como “influenciadores espirituais”. Esses atores são tipificados como empreendedores da moral que produzem e reproduzem informações sobre o pânico. Em segundo lugar, foram selecionados dois websites direcionados ao público evangélico, de forma a identificar a construção do consenso em torno do pânico moral. Por fim, analisamos em que medida o “Kit Gay” contempla os cinco indicadores de um pânico moral (preocupação, consenso, hostilidade, desproporcionalidade e volatilidade), analisando a frequência e o conteúdo das postagens dos atores selecionados no processo eleitoral de 2018.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43329
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Laís Campos Casado.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons