Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43339

Compartilhe esta página

Título: Teatro científico e leitura dramática: uma aproximação como proposta de sequência didática.
Autor(es): GUIMARÃES, Amanda Rodrigues
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino; Física - História; Astronomia; Interdisciplinaridade; Teatro na educação
Data do documento: 7-Dez-2020
Citação: GUIMARÃES, Amanda Rodrigues. Teatro científico e leitura dramática: uma aproximação como proposta de sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Este trabalho propõe trabalhar aspectos históricos da Física com alunos de ensino médio utilizando a leitura dramática como forma de aproximação do teatro científico. Tem como objetivo, complementar a compreensão sobre a contribuição do físico Kepler dada à ciência e sua vida pessoal. Por meio do artigo de Medeiros (2002) torna-se possível fazer o levantamento de questionamentos e observações relevantes para o desenvolvimento de uma visão crítica a respeito da ciência. Neste presente trabalho foi desenvolvido uma sequência didática, com o intuito de que outros professores possam utilizá-la em suas práticas pedagógicas a fim de complementação e não como troca de material didático. A pesquisa se inicia trazendo reflexões sobre a inserção da história da física na sala de aula e descreve um impasse vivido pelo professor. Em seguida é abordado a respeito do termo “Divulgação científica” com caráter introdutório para mais adiante ser discutido sobre o Teatro Científico no ensino de física. O capítulo três descreve o texto de Medeiros (2002) e traz alguns trechos dos diálogos elaborados por ele. A Sequência Didática elaborada aqui está exposta no quadro 2, presente nos resultados, e se trata de uma sugestão metodológica. Portanto, o professor deve utilizá-la fazendo adaptações conforme a sua realidade. Este trabalho visa instigar o desenvolvimento de atividades que permitam momentos de reflexões, e, paralelamente, minimizar a falta de recurso didático enfrentado pelo professor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43339
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUIMARÃES, Amanda Rodrigues.pdf574,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons