Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43339
Share on
Title: | Teatro científico e leitura dramática: uma aproximação como proposta de sequência didática. |
Authors: | GUIMARÃES, Amanda Rodrigues |
Keywords: | Física – Estudo e ensino; Física - História; Astronomia; Interdisciplinaridade; Teatro na educação |
Issue Date: | 7-Dec-2020 |
Citation: | GUIMARÃES, Amanda Rodrigues. Teatro científico e leitura dramática: uma aproximação como proposta de sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | Este trabalho propõe trabalhar aspectos históricos da Física com alunos de ensino médio utilizando a leitura dramática como forma de aproximação do teatro científico. Tem como objetivo, complementar a compreensão sobre a contribuição do físico Kepler dada à ciência e sua vida pessoal. Por meio do artigo de Medeiros (2002) torna-se possível fazer o levantamento de questionamentos e observações relevantes para o desenvolvimento de uma visão crítica a respeito da ciência. Neste presente trabalho foi desenvolvido uma sequência didática, com o intuito de que outros professores possam utilizá-la em suas práticas pedagógicas a fim de complementação e não como troca de material didático. A pesquisa se inicia trazendo reflexões sobre a inserção da história da física na sala de aula e descreve um impasse vivido pelo professor. Em seguida é abordado a respeito do termo “Divulgação científica” com caráter introdutório para mais adiante ser discutido sobre o Teatro Científico no ensino de física. O capítulo três descreve o texto de Medeiros (2002) e traz alguns trechos dos diálogos elaborados por ele. A Sequência Didática elaborada aqui está exposta no quadro 2, presente nos resultados, e se trata de uma sugestão metodológica. Portanto, o professor deve utilizá-la fazendo adaptações conforme a sua realidade. Este trabalho visa instigar o desenvolvimento de atividades que permitam momentos de reflexões, e, paralelamente, minimizar a falta de recurso didático enfrentado pelo professor. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43339 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GUIMARÃES, Amanda Rodrigues.pdf | 574,78 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License