Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43356

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, João Francisco Liberato de-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Francisco Andrade da-
dc.date.accessioned2022-03-14T18:40:00Z-
dc.date.available2022-03-14T18:40:00Z-
dc.date.issued2021-03-10-
dc.date.submitted2022-03-14-
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Francisco Andrade da. Modelagem matemática de fenômenos físicos usando materiais de baixo custo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43356-
dc.description.abstractTem sido constatado que a educação formal tradicional não tem proporcionado motivação para uma eficaz construção do aprendizado dos educandos nas ciências da natureza. Então, para contornar esse problema educacional, uma alternativa interessante é a inserção do lúdico como ferramenta pedagógica partindo de procedimentos experimentais usando brinquedos e modelando as relações matemáticas envolvidas nesses aparatos a fim de problematizar tanto as formas de pesquisa quanto o aprendizado conceitual científico. No ensino de física, essa aplicabilidade objetiva renovar o olhar receptor do discente instigando-o à curiosidade epistemológica e a interagir com brinquedos sob novas perspectivas propondo uma postura crítica e contextualizada muito além dos processos sistemáticos e metódicos que o formalismo tradicional vem promovendo no sistema educacional vigente. Então, foram adquiridos um lançador e esferas de plástico e um ioiô para serem usados em dois aparatos experimentais como proposta de aplicação da modelagem matemática. No primeiro, foram realizadas ações de registrar valores, calcular, comparar e analisar as variáveis envolvidas no movimento de um projétil. No segundo, com o intuito de catalogar, mensurar, equiparar e explorar as variáveis presentes na dinâmica considerando o rolamento sem deslizamento de um ioiô, visto como um corpo rígido. Desse modo, observou-se que os resultados obtidos experimentalmente, em sua maioria, foram satisfatórios. Os resultados sugerem que a resistência do ar não interfere significativamente quando foram comparados valores previstos e obtidos auxiliando, então, na validação dos modelos teóricos. Apresentaram-se numa confiabilidade razoável o que permite concluir que essas propostas de modelagem matemática podem ser aplicadas na educação básica, a partir de modelo teórico que despreza os efeitos das forças de atrito, e superior. Embora seja um caso particular, os experimentos realizados com materiais simples e de baixo custo e com uma linguagem matemática mais acessível tornam possível elucidar o aprendizado dos conceitos associados a posição, velocidade, aceleração, altura máxima, alcance, forças que envolvem o sistema físico e relações de simetria com momento de inércia.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEquações diferenciais ordináriaspt_BR
dc.subjectFísica experimentalpt_BR
dc.titleModelagem matemática de fenômenos físicos usando materiais de baixo custo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4856742138587068pt_BR
dc.description.abstractxIt has been found that traditional formal education hasn’t provided motivation for an effective construction of learner’s learning in the natural sciences So, to get around this educational problem, an interesting alternative is the insertion of playfulness as a pedagogical tool starting from experimental procedures using toys and modeling the mathematical relationships involved in these devices in order to problematize both forms of research and scientific conceptual learning. In the teaching of physics, this applicability aims to renew the receptive look of the student, instigating him to epistemological curiosity and interaction with toys from new perspectives, proposing a critical and contextualized posture far beyond the systematic and methodical processes that traditional formalism has been promoting the current educational system. Then, a children's kit was acquired, containing a launcher and plastic balls, and a yo-yo to be used in two experimental apparatus as a proposal for applying mathematical modeling. In the first, actions were taken to record values, calculate,compare and analyze the variables involved in the movement of a projectile. In the second, in order to catalog, measure, equate and explore the variables involved in the dynamics involving the rolling without sliding a yo-yo, being seen as a rigid body. Thus, it was observed that the results obtained experimentally, for the most part, were satisfactory. The results suggest that air resistance does not significantly interfere when predicted and obtained values were compared, thus helping in the validation of theoretical models. They were presented with reasonable reliability, which allows us to conclude that these proposals for mathematical modeling can be applied in basic education, based on a theoretical model that disregards the effects of frictional forces, and higher. Although it is a particular case, the experiments carried out with simple and low-cost materials and with a more accessible mathematical language make it possible to elucidate the learning of the concepts associated with position, speed, acceleration, maximum height, range, forces that involve the physical system and symmetry relations with moment of inertia.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Bruno Francisco Andrade da.pdf1,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons