Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43358
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Edilane Maria dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T19:16:19Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T19:16:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edilane Maria dos Santos. Jornada pelo sistema solar: uma proposta de jogo para os anos finais do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43358 | - |
dc.description.abstract | Na BNCC, o ensino de astronomia faz parte no eixo de conteúdos “Terra e Universo” do ensino fundamental . Os professores e alunos tem bastante dificuldades na compreensão do conteúdo de astronomia, uma vez que muitos professores não estudam o conteúdo na sua formação inicial, e os alunos não têm acesso a propostas didáticas significativas em sala de aula. A proposta deste trabalho propõe a construção de um material didático, de forma lúdico e dinâmico, que apresenta os conceitos sobre astronomia com base no sistema solar, no processo de ensino de ciências através de um jogo de cartas, levando em conta o conhecimento pré-existente dos alunos e as concepções espontâneas do tema. O jogo, permite que a aprendizagem seja divertida, o desafio de vencer ou por participar de uma competição, os alunos, se motivam a aprender mais detalhadamente sobre planetas do sistema solar, as fases da lua e movimento dos astros. A criação do jogo “Jornada pelo Sistema Solar” é composto por 37 cartas, com perguntas, e poderá ser jogado por toda turma, vence o estudante que tiver mais cartas respondidas corretamente. A análise de dados foi feita a partir de categorização das cartas, em tipos de perguntas, segundo Longhini e Mora (2010), visando complexificar o conhecimento que pode ser adquirido ou avaliado a partir do jogo. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Astronomia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental - Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Jornada pelo sistema solar: uma proposta de jogo para os anos finais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0722502254827075 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | At BNCC, the teaching of astronomy is part of the “Earth and Universe” content axis of elementary education. Teachers and students find it very difficult to understand the content of astronomy, since many teachers do not study the content in their initial training, and students do not have access to meaningful teaching proposals in the classroom. The proposal of this work proposes the construction of a didactic material, in a playful and dynamic way, which presents the concepts about astronomy based on the solar system, in the science teaching process through a game of cards, taking into account the preknowledge students' existing knowledge and the spontaneous conceptions of the theme. The game, allows learning to be fun, the challenge of winning or participating in a competition, students are motivated to learn more in detail about planets in the solar system, the phases of the moon and the movement of the stars. The creation of the game “Jornada pelo Sistema Solar” consists of 37 cards, with questions, and can be played by the whole class, the student who has more cards answered correctly wins. The analysis of data was made from categorization of the cards, in types of questions, according to Longhini and Mora (2010), to complexify the knowledge that can be acquired or evaluated from the game. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Edilane Maria dos Santos.pdf | 849,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons