Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43358

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorSILVA, Edilane Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2022-03-14T19:16:19Z-
dc.date.available2022-03-14T19:16:19Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.date.submitted2022-03-14-
dc.identifier.citationSILVA, Edilane Maria dos Santos. Jornada pelo sistema solar: uma proposta de jogo para os anos finais do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43358-
dc.description.abstractNa BNCC, o ensino de astronomia faz parte no eixo de conteúdos “Terra e Universo” do ensino fundamental . Os professores e alunos tem bastante dificuldades na compreensão do conteúdo de astronomia, uma vez que muitos professores não estudam o conteúdo na sua formação inicial, e os alunos não têm acesso a propostas didáticas significativas em sala de aula. A proposta deste trabalho propõe a construção de um material didático, de forma lúdico e dinâmico, que apresenta os conceitos sobre astronomia com base no sistema solar, no processo de ensino de ciências através de um jogo de cartas, levando em conta o conhecimento pré-existente dos alunos e as concepções espontâneas do tema. O jogo, permite que a aprendizagem seja divertida, o desafio de vencer ou por participar de uma competição, os alunos, se motivam a aprender mais detalhadamente sobre planetas do sistema solar, as fases da lua e movimento dos astros. A criação do jogo “Jornada pelo Sistema Solar” é composto por 37 cartas, com perguntas, e poderá ser jogado por toda turma, vence o estudante que tiver mais cartas respondidas corretamente. A análise de dados foi feita a partir de categorização das cartas, em tipos de perguntas, segundo Longhini e Mora (2010), visando complexificar o conhecimento que pode ser adquirido ou avaliado a partir do jogo.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAstronomia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental - Recursos didáticospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleJornada pelo sistema solar: uma proposta de jogo para os anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0722502254827075pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxAt BNCC, the teaching of astronomy is part of the “Earth and Universe” content axis of elementary education. Teachers and students find it very difficult to understand the content of astronomy, since many teachers do not study the content in their initial training, and students do not have access to meaningful teaching proposals in the classroom. The proposal of this work proposes the construction of a didactic material, in a playful and dynamic way, which presents the concepts about astronomy based on the solar system, in the science teaching process through a game of cards, taking into account the preknowledge students' existing knowledge and the spontaneous conceptions of the theme. The game, allows learning to be fun, the challenge of winning or participating in a competition, students are motivated to learn more in detail about planets in the solar system, the phases of the moon and the movement of the stars. The creation of the game “Jornada pelo Sistema Solar” consists of 37 cards, with questions, and can be played by the whole class, the student who has more cards answered correctly wins. The analysis of data was made from categorization of the cards, in types of questions, according to Longhini and Mora (2010), to complexify the knowledge that can be acquired or evaluated from the game.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Edilane Maria dos Santos.pdf849,87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons