Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43359

Compartilhe esta página

Título: Análise da enxertia em pacientes submetidos ao TCTH alogênico a partir da análise de cartões FTA® e desenvolvimento de ferramenta computacional
Autor(es): OlIVEIRA, Keyla Patrícia de
Palavras-chave: Células-tronco; Medula óssea; Biologia computacional
Data do documento: 30-Ago-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Keyla Patrícia de. Análise da enxertia em pacientes submetidos ao TCTH alogênico a partir da análise de cartões FTA® e desenvolvimento de ferramenta computacional. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas, Recife, 2021.
Abstract: O transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) alogênicas trouxe avanços significativos para o tratamento de certas patologias hematológicas, mais notadamente as leucemias e as síndromes mielodisplásicas, possibilitando desde a remissão de casos até a cura. Este procedimento tem como finalidade a substituição da hematopoiese do receptor a partir de células do doador, proporcionando uma medula óssea saudável que irá desenvolver células sanguíneas livres de células tumorais. Imediatamente após a realização do TCTH alogênico ocorre um quimerismo misto, isto é, coexistência de células sanguíneas características do doador e do receptor do transplante. Análises precoces dos padrões de quimerismo doador/receptor permitem avaliar o grau de sucesso do transplante. A análise quimérica pode ser realizada em amostras de sangue total ou medula óssea, usualmente coletadas em tubo contendo ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA). O STR-PCR é considerada a técnica otimizada para seguimento para Quimerismo de Medula Óssea (QMO). O objeto principal do estudo foi desenvolver metodologia técnico-científica para análise e seguimento do TCTH a partir da coleta de amostras sanguíneas em cartões FTA® e do uso de técnicas de PCR-STR e, em paralelo, desenvolver Plataforma de Análise do Quimerismo da Medula Óssea. Foram confrontados os resultados do TCTH obtidos a partir da extração de DNA de amostras de sangue total coletadas em tubo contendo anticoagulante EDTA e da amplificação direta do DNA de discos circulares de Cartões FTA®. De acordo com os resultados obtidos, a partir de 12 dias após o TCTH alogênico, não houve diferença estatisticamente significativa entre as metodologias. Desta forma, a coleta de sangue total em cartões FTA® pode ser usada para análises de seguimento de Quimerismo de Medula Óssea. A Plataforma de Análise e Cálculo de Quimerismo de Medula Óssea (KimerCalcBR), desenvolvida e validada no presente trabalho, contribuiu para a reduzir o tempo de entrega do exame genético quimérico e forneceu cálculos quiméricos precisos, servindo como ferramenta diagnóstica auxiliar para tomada de decisões de condutas terapêuticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43359
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Keyla Patrícia de Oliveira.pdf829,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons