Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43411
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, João Francisco Liberato de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Marianne Stely Peixoto e | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T18:04:23Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T18:04:23Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marianne Stely Peixoto e. Construção de vídeos com enfoque experimental para o ensino de física: uma proposta didática para o ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43411 | - |
dc.description.abstract | A experimentação integra o cerne da atividade científica. Desse modo, as atividades experimentais são ferramentas importantes para o ensino de Física, cuja finalidade está além da dinamização das aulas de Ciências. Elas promovem, entre outras coisas, a verificação e melhores compreensões dos conceitos abordados em sala de aula, associando teoria e prática e aproximando os estudantes das dimensões reais da atividade científica. Embora, muitos recursos tecnológicos sejam hoje, acessíveis a diversos públicos e que estes podem contribuir amplamente para a inserção da atividade experimental no ensino médio, ainda são muitas as dificuldades que circundam a realização de tal atividade. O presente trabalho consiste em uma ação colaborativa através da apresentação de vídeos com enfoque experimental e abordagem qualitativa e quantitativa para o ensino de Física no ensino médio. Com a proposta de promover a utilização, apresentamos uma ferramenta acessível e de fácil utilização, e que se mostra como uma possível solução, a curto prazo, para casos de inexistência ou dificuldades de incorporação da atividade experimental no contexto da sala de aula. Além disso, este trabalho apresentará todas as etapas da construção dos vídeos para o ensino experimental, desde da escolha de experimentos e técnicas de vídeo análise às edições e finalizações com softwares de livres acessos. | pt_BR |
dc.format.extent | 88p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.title | Construção de vídeos com enfoque experimental para o ensino de física: uma proposta didática para o ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6475594156270094 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4856742138587068 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The trial is part of the core of the scientific activity. Thus, the experimental activities are important tools for teaching physics, the importance of which is beyond the promotion of science classes. They promote, among other things, verifying and better understanding of the concepts covered in class students approaching the dimensions’ real scientific activity. Although many technological resources are today accessible to various classes/public and they can contribute significantly to the integration of experimental activity in high school, there are still many difficulties surrounding the realization of such activity. This work consists of a collaborative action by submitting videos with experimental qualitative and quantitative approach to teaching physics in high school. With the proposal to promote the use of a any tool of the easy to use, and which has itself as a possible solution in the short times, in case of absence or difficulties of incorporating the experimental activity in the context of the classroom. In addition, this work will present all stages of construction videos for experimental teaching, since the choice of experiments and technical analysis videos to issues and submissions with freeware and open sources software. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Marianne Stely Peixoto e.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons