Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43413
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Gislene Micarla Borges de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Renato dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T18:05:34Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T18:05:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Renato dos Santos. Física moderna e contemporânea na educação básica: propostas de atividades experimental e lúdica para ensino do efeito fotoelétrico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43413 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Física nos Níveis Fundamental e Médio tem se mostrado defasado em relação aos avanços tecnológicos da sociedade; observa-se que o conteúdo ensinado atualmente é o mesmo que foi ensinado há trinta anos, com as mesmas metodologias e praticamente o mesmo material. Muito desta tecnologia é encontrada nas casas e nos bolsos das pessoas, como celulares e televisores de LED, porém não há compreensão de que o uso da Física está por trás destas invenções. Pesquisas mostram a necessidade de atualizar o currículo de Física e a inserção de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea dentro dos projetos curriculares propostos para a Escola. No presente trabalho duas propostas serão apresentadas: uma de ensino experimental simulando o sistema de acendimento automático da iluminação pública e uma de atividade lúdica, o jogo “Queimada Fotoelétrica”, ambas visando auxiliar o professor no ensino do efeito fotoelétrico, para os Níveis Fundamental e Médio. Esse tema foi escolhido devido à presença desse fenômeno em alguns objetos cotidianos. Amparados pelo PCN e PCN+, observa-se a necessidade de inserção da temática dos efeitos da radiação sobre a matéria, possibilitando uma compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 97p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física moderna | pt_BR |
dc.subject | Física contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Fotoeletricidade | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Física moderna e contemporânea na educação básica: propostas de atividades experimental e lúdica para ensino do efeito fotoelétrico. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4360092393423297 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The physical education in the primary and secondary levels has been shown lagged behind the technological advancements of the society; It notes that the content currently taught is the same as was taught for the past thirty years with the same methodologies and about the same material. Much of this technology is found in homes and in people's pockets, like cell phones and LED TVs, but there is no understanding that the use of physics is behind these inventions. Research shows the need to update the physics curriculum and the inclusion of modern and contemporary physics content within the curriculum projects proposed for school. In the present work two proposals will be presented: an experimental teaching simulating the automatic ignition system of public lighting and a playful activity, the game "Burnt Photoelectric", both aiming to help the teacher in the teaching of the photoelectric effect, for the elementary and secondary level. This theme was chosen because of the presence of this phenomenon in some everyday objects. Supported by PCN and PCN+, there is the need to subject the inclusion of the effects of radiation on matter, enabling an understanding of the content by the students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Renato dos Santos.pdf | 4,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons