Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43430
Share on
Title: | O uso das histórias em quadrinhos como instrumento influenciador da compreensão de metais na educação básica. |
Authors: | MONTEIRO, Natália da Silva |
Keywords: | Química – Estudo e ensino; Ensino - Recursos didáticos; História em quadrinhos na educação |
Issue Date: | 13-Oct-2020 |
Citation: | MONTEIRO, Natália da Silva. O uso das histórias em quadrinhos como instrumento influenciador da compreensão de metais na educação básica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta uma sequência didática desenvolvida para o ensino de metais a partir de uma história em quadrinhos (HQ), um possível recurso capaz de viabilizar o processo de ensino e aprendizagem de Química. Considerando que as práticas de ensino tradicionais e descontextualizadas contribuem para a desmotivação dos alunos da disciplina de Química, surge a necessidade de inovação dessas práticas, bem como a utilização de recursos alternativos que despertem o interesse por esta ciência. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar o potencial que a HQ do personagem Wolverine da série X-Men tem para o ensino de metais na educação básica, bem como para o desenvolvimento de habilidades e competências elencadas nos documentos oficiais da educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para tanto, o trabalho foi realizado seguindo os preceitos de uma pesquisa qualitativa descritiva, aplicada a uma turma do primeiro ano do ensino médio, na qual a análise dos dados foi realizada com base em registros audiovisuais e aplicação de questionário. Foi perceptível que a HQ mostrou-se um recurso que permite a discussão de temas transversais em sala de aula, o que possibilitou o desenvolvimento de competências elencadas pelos PCN nos alunos, e um excelente recurso para a apresentação de conteúdos científicos em Química, considerando que os alunos puderam discutir aspectos sociais, ambientais e econômicos, com base no progresso científico e tecnológico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43430 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONTEIRO, Natália da Silva.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License