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Título : Framework para gestão de riscos em acidentes de trânsito: estudo de caso em um trecho da BR-232/PE.
Autor : CAVALCANTI FILHO, Clovis Rodrigues
Palabras clave : Acidentes de trânsito; Análise de riscos; Rodovias - Medidas de segurança
Fecha de publicación : 10-nov-2020
Citación : CAVALCANTI FILHO, Clovis Rodrigues. Framework para gestão de riscos em acidentes de trânsito: estudo de caso em um trecho da BR-232/PE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Resumen : Os acidentes rodoviários constituem um importante problema de saúde pública e desenvolvimento social, podendo resultar em mortes, ferimentos e várias consequências para as pessoas envolvidas. Há inúmeras ameaças e fatores de risco que podem desencadear na ocorrência de acidentes, variando de acordo com a rodovia, tipo de veículo, traçado da via, tipo de pista, etc. Entender os fatores críticos presentes nos acidentes pode contribuir de forma significativa para se intervir no fenômeno analisado, onde abordagens preventivas e mitigatórias podem ser utilizadas para amenizar os impactos causados pelos acidentes. Diante dessa problemática, este trabalho objetiva desenvolver um framework para elencar as principais etapas necessárias para se analisar e tratar os riscos de acidentes de trânsito em rodovias, através da utilização das ferramentas de gestão de risco, tais como, diagrama Bow-Tie, LOPA e Matriz de Risco. Para tanto, um estudo de caso foi desenvolvido para validar o framework e avaliar os riscos presentes nos acidentes de trânsito registrados em um trecho crítico da BR-232/PE, rodovia esta que apresenta grande quantidade de acidentes e o maior número de óbitos dentre as rodovias do estado. Como resultado obtido, gerou-se um esquema visual das principais ameaças, consequências e medidas de segurança utilizadas para conter o risco de acidentes de trânsito, onde todas as causas e consequências do evento principal foram conhecidas, e as medidas de segurança a serem adotadas e controladas puderam ser identificadas para manter os níveis de risco em padrões toleráveis. Portanto, os resultados obtidos com a utilização do framework podem contribuir para eventuais decisões que busquem reduzir os riscos de acidentes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43431
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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