Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43438
Compartilhe esta página
Título: | Física e arte: proposta interdisciplinar no ensino médio. |
Autor(es): | FREITAS, Cícero Alan de |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino; Arte na educação; Música na educação; Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação |
Data do documento: | 19-Dez-2017 |
Citação: | FREITAS, Cícero Alan de Freitas. Física e arte: proposta interdisciplinar no ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. |
Abstract: | A Física é uma extraordinária área da Ciência que estuda os fenômenos da natureza. Quando associada a outras áreas do saber, proporciona ainda mais conhecimentos favoráveis às pessoas. Por meio da metodologia interdisciplinar entre Física e Arte, podemos contribuir para a aprendizagem de estudantes e descontruir a ideia que Física é uma matéria chata que só utiliza cálculos complexos e assuntos desconexos da realidade. Neste trabalho, aplicamos duas aulas que relacionou os ensinamentos de Física e Música, em uma escola do interior de Pernambuco. A metodologia do trabalho se dividiu em diversas partes como: aplicação de questionários, explanação de assuntos e apresentação de experimento didático. Assim, nosso objetivo foi relatar a importância de se estudar Física para melhor compreender a natureza, para isso usamos a associação entre disciplinas, destacando as possibilidades de aprendizagem em tais áreas para facilitar a aquisição de conhecimentos. Durante a aplicação do trabalho, sentimos um grande envolvimento e entusiasmo dos estudantes, em relação ao estudo da Música associado com a Física, pois trouxemos fatos da atualidade para a sala de aula, sobre tudo na apresentação do aparato experimental. Já nas respostas dos questionários, percebemos um ganho de conhecimento científico, porque os alunos demostraram, em seus relatos, respostas significativas com maior rigor científico. Portanto, por meio de aulas com essa metodologia, o ensino e aprendizagem ganha destaque, desse modo há uma contribuição na formação de cidadãos que se preocupam com o bem estar social, através de um mundo mais saudável, seguro e com mais conhecimentos sobre a natureza. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43438 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FREITAS, Cícero Alan de.pdf | 907,97 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons