Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43465

Compartilhe esta página

Título: Elementos do Lean Seis Sigma e gestão de mudanças: uma abordagem multicritério de classificação em uma empresa de pequeno porte.
Autor(es): TAVARES, Maria Emília Patriota de Lucena
Palavras-chave: Gestão da qualidade; Six sigma (Padrão de controle de qualidade); Ferramentas - Controle de qualidade; Seis Sigma
Data do documento: 3-Dez-2020
Citação: TAVARES, Maria Emília Patriota de Lucena. Elementos do Lean Seis Sigma e gestão de mudanças: uma abordagem multicritério de classificação em uma empresa de pequeno porte. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: As empresas estão constantemente tentando mudar para se prepararem para os vários cenários modificados e dinâmicos que podem surgir diariamente. Porém, adequar-se à uma nova estrutura pode se tornar uma tarefa complexa para muitas organizações, com isso é necessários que os gestores entendam o impacto que cada método ou ferramenta causará por meio de sua classificação e ajudará nas etapas de planejamento estratégico e na melhor utilização dos recursos operacionais. Dessa forma, o entendimento da Gestão de Mudanças no contexto Lean Seis Sigma com apoio multicritério se torna evidente. Nesse trabalho foi adotado um modelo de classificação de elementos do contexto Lean Seis Sigma em uma empresa de serviço, de pequeno porte, considerando-se 3 tipos de mudanças: Mudança tipo 1, mudança intermediária e mudança tipo 2. Foi utilizado o método multicritério de apoio a decisão (ELECTRE TRI) a fim de suportar a tomada de decisão baseada na realidade atual da organização voltada na problemática de classificação de alternativas. Logo, o entendimento preliminar de como as alternativas do Lean Seis Sigma serão classificadas no contexto de mudança organizacional tem um papel relevante no planejamento e implementação de melhorias. Para uso do método, utilizou-se o Software J ELECTRE TRI-v2.0, os resultados que o software apresentou da classificação das alternativas de acordo com o tipo de mudança se conecta com a realidade atual da empresa, e com o que os gestores almejam estar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43465
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAVARES, Maria Emília Patriota de Lucena.pdf699,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons