Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43470

Compartilhe esta página

Título: Aplicação da teoria dos conjuntos aproximativos para avaliação de créditos soberanos.
Autor(es): SILVA, Julio Cezar Soares
Palavras-chave: Títulos públicos; Títulos de crédito - Avaliação de riscos; Títulos (Finanças) - Avaliação; Sistemas de avaliação de risco de crédito (Finanças); Avaliação de riscos - Metodologia; Agências de classificação de risco (Finanças); Processo decisório por critério múltiplo
Data do documento: 6-Dez-2018
Citação: SILVA, Julio Cezar Soares. Aplicação da teoria dos conjuntos aproximativos para avaliação de créditos soberanos. / Julio Cezar Soares Silva. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: Apesar do fato que títulos soberanos representam alternativas de baixo risco que podem trazer bons rendimentos a investidores, a avaliação de risco para estes títulos ainda é considerada bastante subjetiva devido à falta de informação relacionada aos critérios, pesos e metodologias utilizadas pelas agências responsáveis. A crise econômica desencadeada em 2007 refletiu a falta de clareza em procedimentos adotados pelas agências de risco, apesar de toda a regulamentação do setor financeiro. Com o intuito de trazer maior transparência ao processo de classificação, este trabalho apresenta o uso de uma metodologia baseada na teoria dos conjuntos aproximativos com dominância, Dominance Based Rough Sets Approach (DRSA). Tendo em vista os trabalhos encontrados na literatura, buscou-se aprimorar o uso de aspectos considerados pelo Banco Mundial e agências de rating como a Standard & Poor`s e Moody`s. Através da perspectiva obtida com a DRSA foi possível verificar a consistência dos ratings das agências e induzir regras de decisão para reconhecer padrões, que podem explicar, através de um conjunto de critérios não-redundantes, a classificação de risco de crédito de um determinado título soberano. Foi obtida uma taxa de acerto considerável na extrapolação com dados reais e houve um aumento no escopo de países classificados. Sendo esta uma análise baseada apenas em aspectos objetivos, observou-se que a ausência de atributos subjetivos, como estabilidade política, provocam divergências nos resultados quando comparados àqueles fornecidos por agências de rating.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43470
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Julio Cezar Soares.pdf556,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons