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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43490

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Título: Aprendizagem organizacional a partir de indicadores de rankings universitários : um estudo qualitativo na Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): MELO, Isaura Lima de Santana
Palavras-chave: Aprendizagem experimental; Aprendizagem ativa; Universidades e faculdades - Avaliação; Aprendizagem organizacional; Teoria do autoconhecimento
Data do documento: 28-Jan-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Isaura Lima de Santana Aprendizagem organizacional a partir de indicadores de rankings universitários: um estudo qualitativo na Universidade Federal de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Os profissionais que atuam nas atividades de gestão de universidades consideram os indicadores alcançados por suas instituições em diferentes rankings na elaboração de seus planos de ação. No enfrentamento de situações problemáticas, eles precisam aprender formas adequadas de estruturação e acompanhamento das atividades. Neste estudo, considera-se que a aprendizagem organizacional abrange o nível dos indivíduos, dos grupos e da própria organização. O objetivo geral da pesquisa é compreender como acontecem os processos de aprendizagem organizacional em diferentes áreas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a partir de indicadores de rankings universitários. A fundamentação teórica destaca os conceitos de experiência e reflexão nos processos de aprendizagem. Um estudo qualitativo foi elaborado com base na análise de documentos e entrevistas conduzidas com pessoas que ocuparam ou ocupam cargos da alta administração da universidade nos últimos seis anos. Os respondentes desenvolveram reflexões sobre os resultados alcançados pela UFPE em diferentes rankings e, com base nos mesmos, promoveram mudanças em áreas da instituição. Houve um incentivo para o acompanhamento dos diferentes indicadores obtidos pela instituição. Foram criadas novas práticas para preparação dos cursos de graduação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Foi criado o Centro de Ciências Médicas com o objetivo de oferecer melhores condições para o funcionamento do curso de Medicina. Foi elaborado um plano de internacionalização. Normativos e editais para fomento à pesquisa científica também foram elaborados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43490
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Administração

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