Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43536

Compartilhe esta página

Título: Explorando a produção de modelos análogos e respostas a situações problema como organizadores prévios para uma possível aprendizagem significativa de alguns conceitos de eletromagnetismo.
Autor(es): SILVA, Everaldo Sebastião da
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino; Aprendizagem baseada em problemas; Eletromagnetismo
Data do documento: 19-Dez-2017
Citação: SILVA, Everaldo Sebastião da. Explorando a produção de modelos análogos e respostas a situações problema como organizadores prévios para uma possível aprendizagem significativa de alguns conceitos de eletromagnetismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: O trabalho a seguir contempla uma pesquisa realizada com alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco/CAA, a fim de averiguar o desenvolvimento conceitual da aprendizagem dos alunos mediante a proposta de situações problema quando os mesmos são expostos a estratégias didáticas diferentes das usadas corriqueiramente nas salas de aula, tomando como conteúdo de estudo alguns tópicos de eletromagnetismo ‒ condução de eletricidade, resistência dos materiais, resistores e associação de resistores. Para tal pesquisa, foi feito um estudo de caso, onde inicialmente foi posto um levantamento das concepções espontâneas dos estudantes a respeito da temática proposta, e uma posterior divisão dos alunos em dois grupos, para que cada grupo vivenciasse uma abordagem didática diferente e logo em seguida voltasse a se deparar com uma situação problema. Ao fim desta etapa, a aprendizagem conceitual dos alunos foi avaliada no intuito de se perceber se houve alguma mudança conceitual, tomando como nortes avaliativos, as construções que os mesmos deram às situações problema postas logo após a vivência das abordagens, bem como toda a construção cognitiva que os mesmos fizeram, atentando, em especial, se houve a construção/uso de estruturas e modelos análogos. Os resultados mostraram a presença de recursos análogos nas concepções espontâneas e também nos resultados após a vivência das abordagens didáticas, tal como uma interessante mudança conceitual nas estruturas das respostas apresentadas. Por fim, foi posta uma asserção de valor a respeito da inserção de novas propostas metodológicas para o ensino dos conteúdos de eletromagnetismo, salientando a importância dos construtos prévios, das analogias e da diversificação de estratégias didáticas para uma possível aprendizagem significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43536
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Everaldo Sebastião da.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons