Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43564

Comparte esta pagina

Título : A didática na formação inicial de professores: um estudo acerca dos conhecimentos de licenciandos em matemática.
Autor : TORQUATO, Ana Karoline de Barros
Palabras clave : Educação matemática; Professores - Formação; Matemática – Estudo e ensino; Didática
Fecha de publicación : 23-nov-2020
Citación : TORQUATO, Ana Karoline de Barros. A didática na formação inicial de professores: um estudo acerca dos conhecimentos de licenciandos em matemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Resumen : A formação inicial de professores deve abranger tanto os estudos referentes às disciplinas específicas do curso quanto àquelas voltadas às áreas pedagógicas, não de maneira isolada umas das outras, mas em um movimento de integração e articulação, favorecendo uma compreensão ampla acerca do exercício docente. Partindo da importância de discutir sobre a formação inicial de professores de matemática e investigar de que modo está ocorrendo essa formação nas instituições de ensino superior. E tendo em vista que a disciplina de Didática é um componente curricular obrigatório do curso de Matemática – Licenciatura e se estrutura a partir das discussões referentes ao ensino e aprendizagem, tomamos como objetivo central desse trabalho analisar os conhecimentos dos licenciandos em matemática sobre a disciplina de Didática e a materialização da disciplina ao longo de suas formações. Nessa perspectiva, foram revisitadas algumas experiências e estudos que apresentam contribuições da disciplina de Didática na formação docente, tais como, Veiga (2012), Libâneo (1994, 2013) e Pimenta (2012, 2013). Para fundamentar a relação da disciplina Didática especificamente na formação do professor de matemática, foram utilizados os Domínios do Conhecimento para ensinar Matemática, elaborado por Ball, Thames e Phelps (2008). A análise da presente pesquisa foi conduzida de maneira qualitativa. Do ponto de vista dos objetivos refere-se a uma pesquisa descritiva e em relação aos procedimentos técnicos a uma pesquisa de campo. Para isso, foi aplicado um questionário para os estudantes matriculados no curso Matemática - Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste, com o consentimento esclarecido dos mesmos. Ao fim da pesquisa, observamos que os licenciandos apresentaram diferentes concepções acerca da disciplina de Didática e que a maior parte dessas concepções foram apresentadas de forma sucinta, nos evidenciando uma compreensão parcial sobre as relações que a Didática pode vir a proporcionar entre os elementos que constituem o ensino. Assim, tivemos a oportunidade de compreender melhor sobre as contribuições e limitações que a disciplina possui para a formação inicial de professores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43564
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TORQUATO, Ana Karoline de Barros.pdf783,35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons