Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43577
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOREIRA, Augusto César Lima | - |
dc.contributor.author | MENDES JÚNIOR, José Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T15:09:55Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T15:09:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.citation | MENDES JÚNIOR, José Alves. Termodinâmica: construindo um ensino, partindo de uma proposta investigativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43577 | - |
dc.description.abstract | O trabalho a seguir contempla uma pesquisa desenvolvida com um grupo de alunos dos cursos de Licenciatura em Física, Química e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (Campus Caruaru), submetidos à atividades de demonstrações investigativas, onde uma sequência experimental - envolvendo temas de Termodinâmica, em especial os conceitos de calor, pressão e temperatura - foi realizada com a perspectiva de gerar situações problematizadoras que proporcionassem um levantamento de concepções espontâneas e gerassem conflitos cognitivos referentes a esses conceitos, mediante a exposição de estudantes diante de um mesmo fenômeno abordado de duas formas diferentes. Como resultado da sequência proposta, observamos que mesmo tendo passado por algum processo instrucional sobre a temática ao longo de sua formação algumas concepções espontâneas persistem na estrutura cognitiva de modo que ao se deparar com um mesmo fenômeno apresentado com outro arranjo experimental, ele ajusta os conceitos presentes em sua estrutura cognitiva de forma a adaptar uma explicação para cada situação. Tal passagem evidencia a existência de vários modelos mentais em paralelo para abranger um mesmo fenômeno em suas diferentes formas. | pt_BR |
dc.format.extent | 97p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.title | Termodinâmica: construindo um ensino, partindo de uma proposta investigativa. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4345211690163038 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5231814679023337 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The following work contemplates a research developed with a group of undergraduate students in Physics, Chemistry and Mathematics Teachers of the Federal University of Pernambuco (Caruaru Campus), submitted to investigative demonstration activities, where an experimental sequence - involving thermodynamics, in particular the concepts of heat, pressure and temperature - was carried out to generat problematizing situations that would provide a survey of spontaneous conceptions and generate cognitive conflicts related to these concepts by exposing students to the same phenomenon addressed in two ways many different. As a result of the proposed sequence, we observe that even though we have undergone some instructional process on the theme throughout its formation, some misconceptions persist in their cognitive structure, in such a way that when faced with the same phenomenon showed with another experimental arrangement, the studants adjusts the concepts (present in their cognitive structure) in order to adapt an explanation for each situation. This passage evidences the existence of several mental models in parallel to cover the same phenomenon in its showed in different forms. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENDES JÚNIOR, José Alves.pdf | 2,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons