Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43578

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorPAIVA NETO, Nicodemos Augusto de-
dc.date.accessioned2022-03-29T15:10:10Z-
dc.date.available2022-03-29T15:10:10Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.date.submitted2022-03-28-
dc.identifier.citationPAIVA NETO, Nicodemos Augusto de. Modelagem matemática com auxílio do software Maxima como metodologia para o ensino de física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43578-
dc.description.abstractNeste trabalho é apresentada a modelagem matemática como um recurso para o ensino-aprendizagem de física, através de uma análise teórica e de um software, o Maxima, a dinâmica em circuitos elétricos compostos por dois e três componentes lineares passivos: resistores, capacitores e indutores, ligados em série ou em paralelo entre si. Como os circuitos elétricos apresentam uma natureza dinâmica, logo a modelagem matemática através de uma análise teórica baseadas nas leis dos nós e tensões de Kirchhoff; e das equações diferenciais ordinárias em relação às grandezas tensão e correntes produzindo equações que descrevam o comportamento dessas grandezas elétricas em função do tempo. Em seguida, as equações diferenciais foram resolvidas com a utilização do software Maxima, onde os mesmos circuitos elétricos foram reproduzidos matematicamente através de equações diferenciais ordinárias (EDO), encontradas as soluções matemáticas, analisadas as mesmas e construídos gráficos que mostram o comportamento das variáveis procuradas. De posse destes resultados, e comparando os com a teoria já existente em livros e em outras fontes de conhecimento, há construção de um cenário que tende a propiciar um conhecimento dinâmico e significativo, onde o aluno passa a possuir um papel atuante e importante dentro do processo ensino-aprendizagem. Logo, o objetivo principal deste trabalho que é mostrar a importância e a viabilidade do uso da modelagem matemática de fenômenos físicos com o auxílio do software Maxima como metodologia de ensino-aprendizagem de física foi alcançado.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEquações diferenciais ordináriaspt_BR
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subjectMaxima (Software)pt_BR
dc.titleModelagem matemática com auxílio do software Maxima como metodologia para o ensino de física.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0893626250869154pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.description.abstractxIn this work is presented mathematical modeling as a resource for the teaching-learning of physics, through a theoretical analysis and software, the Maxima, the dynamics in electrical circuits composed by two and three passive linear components: Concurrents, capacitors and inductors, connected in series or parallel to each other. As electric circuits present a dynamic nature, then mathematical modeling through a theoretical analysis based on the laws of the nodes and tensions of Kirchhoff; And the ordinary differential equations in relation to the tension and current magnitudes producing equations that describe the behavior of these electrical magnitudes as a function of time. Then the differential equations were resolved with the use of the maximum software, where the same electrical circuits were reproduced mathematically through ordinary differential equations (EDO), found the mathematical solutions, Analyzed the same and constructed graphs that show the behavior of the variables sought. With these results, and comparing them with existing theory in books and other sources of knowledge, there is a scenario that provides a dynamic and meaningful knowledge, where the student starts to have an important and important role within the teaching-learning process. With these results, and comparing them with existing theory in books and other sources of knowledge, there is a scenario that provides a dynamic and meaningful knowledge, where the student starts to have an important and important role within the teaching-learning process. Therefore, the main objective of this work is to show the importance and feasibility of the use of mathematical modeling of physical phenomena with the aid of the Maxima software as a teaching methodology-learning of physics was achieved.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAIVA NETO, Nicodemos Augusto de.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons