Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43578
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOREIRA, Augusto César Lima | - |
dc.contributor.author | PAIVA NETO, Nicodemos Augusto de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T15:10:10Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T15:10:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA NETO, Nicodemos Augusto de. Modelagem matemática com auxílio do software Maxima como metodologia para o ensino de física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43578 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho é apresentada a modelagem matemática como um recurso para o ensino-aprendizagem de física, através de uma análise teórica e de um software, o Maxima, a dinâmica em circuitos elétricos compostos por dois e três componentes lineares passivos: resistores, capacitores e indutores, ligados em série ou em paralelo entre si. Como os circuitos elétricos apresentam uma natureza dinâmica, logo a modelagem matemática através de uma análise teórica baseadas nas leis dos nós e tensões de Kirchhoff; e das equações diferenciais ordinárias em relação às grandezas tensão e correntes produzindo equações que descrevam o comportamento dessas grandezas elétricas em função do tempo. Em seguida, as equações diferenciais foram resolvidas com a utilização do software Maxima, onde os mesmos circuitos elétricos foram reproduzidos matematicamente através de equações diferenciais ordinárias (EDO), encontradas as soluções matemáticas, analisadas as mesmas e construídos gráficos que mostram o comportamento das variáveis procuradas. De posse destes resultados, e comparando os com a teoria já existente em livros e em outras fontes de conhecimento, há construção de um cenário que tende a propiciar um conhecimento dinâmico e significativo, onde o aluno passa a possuir um papel atuante e importante dentro do processo ensino-aprendizagem. Logo, o objetivo principal deste trabalho que é mostrar a importância e a viabilidade do uso da modelagem matemática de fenômenos físicos com o auxílio do software Maxima como metodologia de ensino-aprendizagem de física foi alcançado. | pt_BR |
dc.format.extent | 37p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Equações diferenciais ordinárias | pt_BR |
dc.subject | Circuitos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Maxima (Software) | pt_BR |
dc.title | Modelagem matemática com auxílio do software Maxima como metodologia para o ensino de física. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0893626250869154 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5231814679023337 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this work is presented mathematical modeling as a resource for the teaching-learning of physics, through a theoretical analysis and software, the Maxima, the dynamics in electrical circuits composed by two and three passive linear components: Concurrents, capacitors and inductors, connected in series or parallel to each other. As electric circuits present a dynamic nature, then mathematical modeling through a theoretical analysis based on the laws of the nodes and tensions of Kirchhoff; And the ordinary differential equations in relation to the tension and current magnitudes producing equations that describe the behavior of these electrical magnitudes as a function of time. Then the differential equations were resolved with the use of the maximum software, where the same electrical circuits were reproduced mathematically through ordinary differential equations (EDO), found the mathematical solutions, Analyzed the same and constructed graphs that show the behavior of the variables sought. With these results, and comparing them with existing theory in books and other sources of knowledge, there is a scenario that provides a dynamic and meaningful knowledge, where the student starts to have an important and important role within the teaching-learning process. With these results, and comparing them with existing theory in books and other sources of knowledge, there is a scenario that provides a dynamic and meaningful knowledge, where the student starts to have an important and important role within the teaching-learning process. Therefore, the main objective of this work is to show the importance and feasibility of the use of mathematical modeling of physical phenomena with the aid of the Maxima software as a teaching methodology-learning of physics was achieved. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAIVA NETO, Nicodemos Augusto de.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons