Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43598

Share on

Title: Subjetivação e regime de verdade : percurso que perpassaram as mulheres da educação matemática
Authors: BRITO, Amital Aminadab Santos
Keywords: Mulheres; Matemática – Estudo e ensino; Poder (Filosofia); Subjetividade; Devir (Filosofia); Professoras de matemática
Issue Date: 11-Nov-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BRITO, Amital Aminadab Santos. Subjetivação e regime de verdade: percurso que perpassaram as mulheres da educação matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de descrever sobre a inserção de professoras da Educação Matemática, seus processos de subjetivação, que as fizeram escolher a profissão, suas marcas durante os acontecimentos na graduação e enquanto docente e os acontecimentos que são percursos de um devir. Assim como também, trazer a história de algumas mulheres matemáticas de séculos passados. Para isso, utilizamos a cartografia como metodologia desta pesquisa. Assumindo o papel de cartógrafas, adentramos os territórios dos sujeitos. Escolhemos a narrativa para relatar os movimentos que perpassaram nossas participantes. Foram cinco passageiras, professoras da Educação Matemática, convidadas a embarcarem em uma navegação (fictícia), levando-as aos portos (conceitos) da Filosofia da Diferença, entrelaçando com os percursos vividos por elas. Não tencionamos buscar uma resposta para nossas inquietações, mas intervir em cada participante, conhecendo os movimentos que as perpassaram, os encontros, as fugas, os agenciamentos, as subjetivações, a trajetória de um devir, como professoras da Educação Matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43598
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Amital Aminadab Santos Brito.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons