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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43621

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Lis Paiva de-
dc.date.accessioned2022-04-01T13:19:03Z-
dc.date.available2022-04-01T13:19:03Z-
dc.date.issued2022-02-04-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Lis Paiva de. Espiritualidades feministas e processos de (trans)formação humana : narrativas de mulheres em espaços urbanos periféricos de Recife-PE. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43621-
dc.description.abstractAs espiritualidades participam da formação humana de formas radicalmente plurais. Esse trabalho busca se voltar para essa pluralidade e se origina da interlocução entre espiritualidades, processos de (trans)formação humana e educação. Essa tríade, como ponto de partida, é analisada a partir das narrativas de histórias de vida de mulheres moradoras de espaços urbano- periféricos da cidade de Recife-PE. As mulheres, em um sentido histórico, começam a sair de lugares de subalternização e exclusão, os quais vêm se transformando em outros, de protagonismo, criação de redes de solidariedade e centralidade para a organização da vida social. No nosso contexto de pesquisa, essa centralidade é também epistêmico-política e narrativa. Partimos do questionamento acerca de como as espiritualidades se articulam ou permeiam os processos de (trans)formação humana nas histórias de vida das mulheres e, assim, buscamos, como objetivo geral, compreender os processos de (trans)formação humana e as espiritualidades cocriadas nas narrativas de histórias de vida de mulheres moradoras do Conjunto Habitacional do Cordeiro, enquanto espaço urbano periférico. Tomamos a abordagem da Perspectiva Transpessoal Participativa Decolonial Feminista como lócus de centralidade analítica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa narrativa atravessada também pela inspiração transpessoal participativa, centrada nos feminismos decoloniais. Ocorreu por meio de entrevistas qualitativas em profundidade, realizadas online com quatro participantes, e contou com o diário de campo enquanto ferramenta metodológica de criação de dados. Estes foram reunidos por meio de transcrições e a análise foi feita por meio da Análise Narrativa, que coloca em primeiro plano o processo de diálogo entre participantes e pesquisadora como modo privilegiado de construção de dados. Foram construídas quatro narrativas, inspiradas pela escrita orgânica., uma referente a cada participante: Karla, Bela Flor, Resiliência e Luna, as quais originaram cinco territórios de análise, de acordo com os sentidos de espiritualidades evocados nas histórias: “Roda gigante”; “Guarda-roupa”; “Raízes: nutrir e partilhar”; “Guerrear de peito aberto” e “Acender uma fogueira”. As categorias apontam para noções de espiritualidades feministas, cuja centralidade esteja na expansão e aprofundamento dos laços cocriados entre as mulheres, sejam entre si e em suas relações.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Humanapt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectMulheres - Feminismopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEspiritualidades feministas e processos de (trans)formação humana : narrativas de mulheres em espaços urbanos periféricos de Recife-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7572686079788233pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2562864342968393pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxSpiritualities participate in human formation in radically plural forms. This work seeks to turn into this plurality and originates from the dialogue between spiritualities, processes of human (trans)formation and education. This triangle, as a starting point, will be analyzed within the life stories narratives of women living in urban-peripheral spaces in the city of Recife-PE. Women, in a historical sense, start to leave places of subordination and exclusion, to ocuppy another places, wich evolkes senses of producing solidarity networks, creating protagonism and being central to the organization of the social life. In our research context, this centrality is also epistemic, political and narrative. We start from the question about how spiritualities are articulated or how they penetrate the processes of human (trans)formation in women's life histories. Thus, we seek, as a general objective, to understand the human (trans)formation processes and spiritualities that are co-creates in narratives of life stories of women living in the Cordeiro Housing Complex, as a peripheral urban space. We took the Feminist Decolonial Transpersonal Participatory Perspective approach as a locus of analytical centrality, in epistemological terms. Methodologically, this was a narrative research also iluminated by a feminist decolonial participatory transpersonal perspective. It took place through in-depth qualitative onlineinterviews with fourparticipants, and, also, the field diary was used as a methodological tool to create data. Four narratives were built, inspired by organic writing, one referring to each participant: Karla, Bela Flor, Resiliência and Luna. They originated five territories of analysis, according to the meanings of spirituality evoked in the stories: “Ferris wheel”; “Closet”; “Roots: nurturing and sharing”; “Making a war with an open chest” and “Lighting a fire”. The categories point out to notions of feminist spiritualities, which centers in the expansion and deepening of the co-created bonds between women, whether among themselves and in their relationships.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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